Gaudium news > Itália promove iniciativa por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônio

Itália promove iniciativa por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônio

Redação (Sexta-feira, 09-09-2016, Gaudium Press) “Cidades e Catedrais a portas abertas” é o nome da iniciativa que ocorrerá na Itália nos dias 17 e 18 de setembro por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônio. A proposta anima a aproximar-se da arte sacra de mais de 400 lugares históricos entre as regiões italianas do Piamonte e Valle de Aosta.Itália promove iniciativa por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônio 1.jpg

A iniciativa faz parte do projeto “Cidades e Catedrais”, criado no ano de 2005 com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural eclesiástico presente nas duas regiões italianas, e tem por objetivo a realização de itinerários e visitas em torno dos lugares eclesiásticos mais significativos que ali se encontram.

Para isto propõem: abrir simultaneamente os templos e lugares históricos que fazem parte da rede “Cidades e Catedrais”; organizar percursos com visitas e itinerários em torno da arte sacra, e realizar eventos musicais e teatrais em torno dos ditos lugares.

Entre os templos que permanecerão abertos se encontram as Igrejas de São Lorenzo Mártir, Santa Pelagia e a capela de São Sebastião da Diocese de Turim, além do Museu Diocesano desta cidade. Também a Catedral de São Evasio na Diocese de Casale Monferrato, a Igreja Colegiata dos Santos Pedro e Paulo, e a Catedral Santa Maria Assunta da Diocese de Aosta, assim como a Igreja da Santíssima Trindade da Diocese de Fossano, para mencionar alguns dos lugares incluídos nos percursos.

O projeto “Cidades e Catedrais” nasceu no ano de 2005 da Fundação CRT e das Dioceses das regiões italianas. Se propõem promover um circuito cultural e religioso entre as 18 Catedrais sede das Dioceses presentes, animando a recuperação e dando um novo valor ao seu patrimônio artístico e histórico.

A iniciativa funciona hoje como uma rede que agrupa os principais templos e lugares históricos, ricos em arte sacra, que se encontram em ambas regiões do norte da Itália.

Entre as iniciativas que se impulsionam por meio desta rede, está a realização de percursos que vinculam a Fé com suas diversas representações artísticas, uma proposta que não seria possível sem o apoio de voluntários que exercem um importante trabalho de difusão.

Itália promove iniciativa por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônio 2.jpg

Por esta razão a iniciativa de 17 e 18 de setembro será uma oportunidade para ressaltar o trabalho que realizam os voluntários, como destacam os mesmos animadores de “Cidades e Catedrais”: “A iniciativa, organizada por ocasião da Jornada Europeia do Patrimônio, será também a ocasião para valorizar o precioso trabalho dos voluntários que garantem a acolhida nos lugares sagrados no Valle de Aosta e no Piamonte”.

“Sua presença em ‘Cidade e Catedrais’ é fundamental, por isso se organizam a cada ano cursos de formação sobre teias de história na arte, comunicação, acolhida, luxúria (…) com a contribuição dos fundos do ‘8 por mil’ da Conferência Episcopal Italiana”, acrescentam. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas