Gaudium news > Diocese de Tubarão (SC) festeja memória de Nossa Senhora da Piedade

Diocese de Tubarão (SC) festeja memória de Nossa Senhora da Piedade

Tubarão – Santa Catarina (Sexta-feira, 09-09-2016, Gaudium Press) A Diocese de Tubarão promoverá neste próximo final de semana o início dos festejos em memória de Nossa Senhora da Piedade.

Gaudium Press.jpg

A devoção à Virgem da Piedade é uma das mais tradicionais do município catarinense. Prova disso se deve a esse título a Nossa Senhora, que está presente na Igreja de Tubarão desde muitos tempos. Em 1820, os moradores constituíram uma capela – que mais tarde seria elevada à condição de paróquia e ganharia o título de Catedral diocesana – e introduziram-na uma Imagem da Padroeira.

Os louvores e inúmeras intercessões à Nossa Senhora da Piedade continuariam anos depois, quando houve a criação da diocese em 28 de dezembro de 1954 e instalação em 15 de agosto do ano seguinte.

Além disso, as raízes de Fé e louvor à Mãe Santíssima podem ser encontradas no brasão do bispado, que contém um escudo oval com uma coroa de ouro e ainda leva a cor azul, fazendo assim alusão ao manto da Virgem Maria e à cidade de Tubarão, conhecida como a “cidade azul”.

Já as letras NSP são uma clara referência à Padroeira do município e da diocese catarinense. E por fim, a coroa de ouro representa uma homenagem a Nossa Senhora da Piedade, lembrada por muitos como a rainha e mãe de todas as pessoas.

Programação festiva em honra a Padroeira

Gaudium Press.jpgA festa em honra à Virgem Santíssima da Piedade tem início no dia 11 de setembro, às 19h30, com a Santa Missa e a benção dos padrinhos. Na ocasião, a cerimônia será presidida pelo Padre Anselmo Buss.

A programação continua entre os dias 13 e 14, com a realização de missas no mesmo horário, sendo celebradas pelos padres Rogério Ramos, vigário paroquial da Paróquia de São José Operário, e Antônio Vander, pároco da Paróquia São Donato, respectivamente.

Na Solenidade da Padroeira, em 15 de setembro, as atividades começam a partir das 9h, com a Oração da Setena de Nossa Senhora das Dores.

Mais tarde, às 18h, será feita a procissão pelas ruas de Tubarão com a Imagem da Virgem da Piedade, partindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Humaitá. O destino final será a Catedral Diocesana.

Ao chegarem na Igreja Matriz, às 19h, os devotos marianos serão acolhidos para a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom João Francisco Salm e concelebrada pelos sacerdotes da cidade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Tubarão

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas