Gaudium news > V Festival Internacional de Música Sacra é inaugurado na Colômbia

V Festival Internacional de Música Sacra é inaugurado na Colômbia

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 12-09-2016, Gaudium Press) A capital colombiana é novamente sede de um evento que reúne em um só lugar a arte e a Fé: no dia 08 de setembro foi inaugurado o V Festival Internacional de Música Sacra, que congregará mais de 600 artistas em torno do tema da “Misericórdia”, eixo central deste acontecimento que se realizará em Bogotá até o dia 02 de outubro.

V Festival Internacional de Música Sacra é inaugurado na Colômbia.jpg

A abertura do festival ocorreu no Teatro Maior Julio Mario Santo Domingo com o concerto inaugural oferecido pelo compositor polonês Krzysztof Penderecki com a Orquestra Filarmônica de Bogotá, apresentando três de suas obras mais representativas: Sinfonia nº2 “Sinfonia de Natal”, O despertar de Jacó e Concerto para piano Ressurreição, último interpretado por Muza Rubackyte, considerada uma das grandes intérpretes de Liszt do momento.

Inspirado nesta ocasião no Ano Santo da Misericórdia, e com o lema “A música nos une”, o evento se desenvolverá em diversos cenários, entre eles a Catedral Primaz da Colômbia, a Capela do Sacrário, a Igreja de Santo Domingo de Tunja -conhecida como a Capela Sistina das América-, o Museu Santa Clara, O Centro Cultural e Educativo Reis Católicos, o Oratório da Universidade da Sabana, além de outros.

A iniciativa contará com 50 eventos, entre concertos, atividades acadêmicas, debates e conferências com representantes de diversos países como Polônia, Espanha, França, Argentina, México, Itália, Estados Unidos, além da Colômbia.

Entre os concertos se destaca o que ocorrerá no dia 15 de setembro na Igreja de Santa Bárbara de Usaquén, com o canto romano antigo “O Mistério da Encarnação do Verbo” que realizará ‘Ensamble Organum’, da França, sob a direção do francês Marcel Péres.

Por outro lado, no dia 30 de setembro se apresentará no Oratório Principal da Universidade da Sabana o concerto de música religiosa instrumental do Barroco Europeu intitulado “Choralkantate y Sonate da Chiesa”, a cargo do grupo de música antiga La Ritirata.

O Festival Internacional de Música Sacra foi fundado no ano de 2012 em homenagem aos 50 anos do Concílio Vaticano II, para que se realizasse uma vez ao ano durante o mês de setembro. Seu objetivo é divulgar a espiritualidade através da música sagrada.

A iniciativa foi de Marianna Piotrowska, Diretora do Festival, por meio da Corporação Cultural InterColombia, entidade sem fins lucrativos criada no ano 1997 cujo objetivo é o fomento da arte e da cultura em todas suas manifestações.

Conta com o apoio do Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, que é o Presidente do Patronato do Festival, assim como da Arquidiocese de Bogotá, a Conferência Episcopal da Colômbia e o Conselho Pontifício da Cultura. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas