Gaudium news > Colômbia prepara o 3º Congresso Nacional de Teologia para Leigos

Colômbia prepara o 3º Congresso Nacional de Teologia para Leigos

Barranquilla – Colômbia (Quarta-feira, 14-09-2016, Gaudium Press) Concebida como uma experiência que combina a formação laical com a renovação pastoral da Igreja, a Arquidiocese de Barranquilla, na Colômbia, se prepara para viver a terceira versão do Congresso Nacional de Teologia para Leigos. O evento, que levará por tema “Misericórdia, reconciliação e justiça social, caminho à paz!”, ocorrerá entre os dias 15 a 17 de outubro no Auditório do Colégio ‘La Enseñanza’ de Barranquilla, com a presença de vários palestrantes representantes de diversos âmbitos do país.

Colômbia prepara o 3º Congresso Nacional de Teologia para Leigos.jpg

Sobre a iniciativa acadêmica se referiu o Padre Alexi Mattos Gutiérrez, diretor do Centro Arquidiocesano de Formação para Leigos, em uma mensagem na qual convoca ao evento: “A temática escolhida é ‘Misericórdia, Reconciliação e Justiça Social, caminho para a paz’ projetada como uma experiência de reflexão acadêmica com fundamento teológico pensada na formação de um laicado colombiano que contribui com a espiritualidade de comunhão a partir das realidades do país. Por Graça de Deus contamos com a participação de palestrantes de ordem nacional provenientes da Igreja, da política, da academia, da diplomacia e dos meios de comunicação, o que nos oferece a confiança de pedir-lhe seu férreo apoio na promoção e motivação desta iniciativa eclesial em sua jurisdição eclesiástica”.

Entre os palestrantes convidados se encontram Dom Héctor Fabio Henao, Diretor Nacional do Secretariado de Pastoral Social -Cáritas Colombiana, que falará sobre “A teologia do amor misericordioso: Uma Igreja que desde o Espírito caminha com os pobres”; assim como o Padre Darío Echeverri González, Secretário da Comissão de Conciliação Nacional, abordará o tema “Deus como o caminho para a reconciliação”; e a doutora Clara Rojas, que oferecerá a conferência “Os processos do perdão como contribuição à reconciliação”; além de outros. Como convidado especial, estará o jornalista colombiano Juan Gossaín Abdalah.

O Congresso também contará com dez mesas de trabalho que abordarão temáticas diversas tais como: Chaves educativas para gerar uma cultura de paz e reconciliação; O território: cenário para a promoção dos direitos humanos; Pistas a partir do Evangelho para a construção da paz; Espiritualidade de comunhão: contribuição para a reconstrução do tecido social; a família sujeito no âmbito da sociedade colombiana; os meios de comunicação social comprometidos com a verdade para a construção da reconciliação e justiça social; além de outros.

O Congresso Nacional de Teologia para Leigos foi realizado pela primeira vez no ano de 2012, com o objetivo de animar a renovação pastoral da Igreja a partir do compromisso laical. A iniciativa nasceu do próprio coração do Arcebispo, Dom Jairo Jaramillo Monsalve, que apoiou e impulsionou a iniciativa.

Esta primeira experiência teve tão boa acolhida, que a partir da Arquidiocese de Barranquilla se decidiu realizar uma segunda versão em 2014, evento que levou por tema “Discípulos Missionários da Nova Evangelização!”.

A ideia é que o Congresso ocorra a cada dois anos, chegando já neste ano de 2016 à sua terceira versão. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas