Gaudium news > “Que o Espírito Santo nos ajude a não cair nos hábitos que encobrem a luz”, pede Papa em homilia

“Que o Espírito Santo nos ajude a não cair nos hábitos que encobrem a luz”, pede Papa em homilia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 19/09/2016, Gaudium Press) – Na manhã desta segunda feira, o Papa Francisco deu início a sua semana celebrando missa na capela da Casa Santa Marta.

O pontífice falou em sua homilia da luz da Fé e dos perigos que podem apagá-la e que é necessário proteger esta luz. Para isso ele inspirou-se nas leituras de hoje e no texto do Evangelho de São Mateus proposto também para hoje.

Luz do Batismo

O Papa recordou que “nos primeiros séculos da Igreja, assim como em algumas Igrejas orientais, ainda hoje o Batismo se chama a Iluminação”. “Proteger a luz – disse – é proteger algo que nos foi dado como dom. E se somos luminosos, somos luminosos neste sentido: por ter recebido o dom da luz no dia do Batismo”.

Francisco afirmou que esta luz não deve ser encoberta. “Se você cobre esta luz”, de fato, “se torna morno ou simplesmente” um “cristão de nome”. A luz da fé, disse ainda, “é uma luz verdadeira, que Jesus nos dá no Batismo”, “não é uma luz artificial, uma luz maquiada. É uma luz suave, serena que não se apaga mais”.

Comportamentos que escondem a Luz

Francisco descreveu comportamentos que podem esconder esta luz, recordando os conselhos que o Senhor nos oferece justamente para que esta luz não se torne obscura.

Antes de tudo, exortou, “não deixar esperando quem necessita”:

“Jamais adiar: o bem…o bem não tolera ficar na geladeira: o bem é hoje, e se você não o fizer hoje, amanhã não haverá. Não esconder o bem para amanhã: isso de ‘vai, passa depois, o darei amanhã’ encobre fortemente a luz; e também é uma injustiça… Outro modo – são conselhos para não encobrir a luz: não tramar o mal contra o seu próximo, pois ele confia em você. Mas quantas vezes as pessoas têm confiança numa pessoa e esta trama o mal para destruí-la, para sujá-la, para que seja ignorado… É o pequeno pedacinho de máfia que todos nós temos à mão; quem se aproveita da confiança do próximo para tramar o mal é um mafioso! ‘Mas, eu não pertence a …’: mas esta é máfia, se aproveitar da confiança … E isso encobre a luz. Faz com que se torne obscura. Toda máfia é obscura”!

Conselhos para não cobrir a Luz

Francisco destacou a tentação de sempre brigar com alguém, o prazer de brigar até com quem não nos fez “nada de mal”. “Sempre procuramos alguma coisa para brigar.

Mas, brigar cansa: não se pode viver assim. É melhor deixar passar, perdoar”, “fingir não ver algumas coisas… não brigar continuamente”.

“Um outro conselho que este Pai dá aos filhos para não cobrir a luz, recorodu: ‘Não invejem o homem violento e não se irritem por todos os seus sucessos, porque o Senhor tem horror do pervertido, enquanto a sua amizade (do Senhor) é para os justos’. E muitas vezes, nós, alguns, temos ciúme, inveja daqueles que têm coisas, que têm sucesso, os que são violentos…

Mas repassemos um pouco a história dos violentos, dos potentes…

É tão simples: os mesmos vermes que nos comerão, comerão eles também; os mesmos!

No final seremos todos iguais. Invejar, ah!, o poder, ter ciúmes… isto cobre a luz”.

Conselhos celestes

O Papa relembrou os conselhos de Jesus: “Sejam filhos da luz, e não filhos das trevas; sejam guardiões da luz que lhes foi dada no dia do Batismo”.

E ainda: “não a escondam debaixo da cama”, mas “cuidem da luz”. E para proteger a luz, destacou, existem estes conselhos para serem praticados todos os dias. “Não são coisas estranhas, todos os dias vemos estas coisas que encobrem a luz”.

Pedido

“Que o Espírito Santo, que todos nós recebemos no Batismo, nos ajude a não cair nestes maus hábitos que encobrem a luz, e nos ajude a levar adiante a luz recebida gratuitamente, aquela luz de Deus que faz tão bem: a luz da amizade, a luz da mansidão, a luz da fé, a luz da esperança, a luz da paciência, a luz da bondade”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas