Gaudium news > Santuário de Aparecida celebra a reinauguração do Marco da Paz

Santuário de Aparecida celebra a reinauguração do Marco da Paz

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 20-09-2016, Gaudium Press) O Marco da Paz, monumento então instalado na cidade de Aparecida em 2007, ano da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, foi reinaugurado nesta segunda-feira, 19, no Morro do Presépio.

Gaudium Press.jpg
Marco da Paz é reinaugurado no Santuário Nacional de Aparecida
| Foto: Elisangela Cavalheiro

O monumento foi transferido do Jardim Norte no início desse ano quando o local foi escolhido para abrigar o Campanário em comemoração ao Jubileu dos 300 anos do encontro de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba do Sul.

Na ocasião, a cerimônia de bênção do novo Marco da Paz teve início na Tribuna Bento XVI após a Santa Missa das 9h, com uma procissão que conduziu os romeiros e devotos ao Morro do Presépio.

Estiveram presentes na celebração o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o idealizador do monumento, Luigi Gaetano Brancatti, e o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico de Souza. Essas mesmas pessoas, inclusive, haviam comparecido na inauguração do monumento em 2007.

Além disso, como representantes da Basílica de Aparecida, acompanharam o ato o ecônomo do Santuário, Padre Daniel Antônio, e o prefeito de Igreja local, Padre Rodrigo Arnoso.

Logo depois da bênção do monumento, feita pelo Cardeal Raymundo Damasceno, Luigi Brancatti recordou o que o levou a idealizar este projeto.

“Eu cresci em plena Segunda Guerra Mundial e quando acabou a guerra eu tinha oito anos. E esse menino de oito anos colocou em sua mente de um dia fazer algo pela paz. Nunca me esqueci que o sofrimento, o medo, a fome marcou na minha mente não uma revanche, não uma vingança, e sim fazer algo para melhorar a qualidade de vida da humanidade e não se promover violência no mundo. Violência se compromete com a ignorância e não com o ser humano. O ser humano nasce para construir e não para destruir”, afirmou.

O Marco da Paz

Considerado um monumento único no gênero, recorda a todas as nações a necessidade da manutenção da paz e a promessa de um mundo melhor. Além disso, o Marco da Paz se encontra presente em várias localidades no Brasil e nos cinco continentes.

Acompanha também o monumento, em forma de arco, um sino que pesa cerca de 500 quilos.

Agora, a nova localização preenche de significado o monumento, uma vez que foi no nascimento de Jesus que a paz ganhou um novo sentido. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas