Gaudium news > Campanha Missionária de 2016 é apresentada pelas Pontifícias Obras Missionárias

Campanha Missionária de 2016 é apresentada pelas Pontifícias Obras Missionárias

Brasília (Terça-feira, 20-09-2016, Gaudium Press) As Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede na Capital Federal, apresentaram nesta segunda-feira, 19 de setembro, a Campanha Missionária de 2016.

Na ocasião, ouve uma coletiva de imprensa com a presença do bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial, Dom Esmeraldo Barreto, e do diretor nacional das POM, Padre Maurício da Silva Jardim.

Inspirada no tema “Cuidar da Casa Comum é a nossa missão”, a campanha foi apresentada com base em reflexões relacionadas à Campanha da Fraternidade deste ano, que tratou do Saneamento Básico.

“O Papa Francisco mostrou-nos a associação íntima que existe entre a vida dos pobres e as fragilidades do Planeta”, lembrou Dom Esmeraldo.

Segundo o bispo auxiliar, a Campanha Missionária oferece material específico para as comunidades refletirem sobre o tema, com o intuito de chamar a atenção a respeito do compromisso de todos – especialmente dos cristãos – para o cuidado em relação ao Planeta. “É preciso considerar o sentido humano da Ecologia, buscar um novo estilo de vida que olhe a integração de tudo”, completou o prelado.

Ao destacar o tema da campanha, o Padre Maurício Jardim recordou que o Papa Leão XIII, no final do século XIX, já havia resumido que a missão se faz com os joelhos que rezam, com as mãos que partilham e com os pés que levam ao caminho para lugares distantes. “Tudo está interligado”, disse o diretor das POM.

“Pode-se cooperar com a Campanha Missionária, portanto, por meio da comunhão espiritual, a oração; da comunhão material, a partilha de recursos participando da coleta nacional missionária no dia 23 de outubro e a disposição para a missão ad gentes, por meio daqueles que podem ir ser missionários em outros povos”, acrescentou o sacerdote.

O diretor das POM, aliás, foi o responsável por apresentar a Campanha Missionária. Entre os subsídios, posteriormente distribuídos para as 276 dioceses e prelazias do Brasil, encontram-se os cartazes com o tema e lema, 220 mil livrinhos e 22 mil DVDs da Novena Missionária, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (22 de outubro), a oração dos fiéis para o quarto domingo de outubro; envelopes para a coleta nacional e seis versões de marcadores de página. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas