Gaudium news > Convento em Teresina realiza últimos preparativos para a Festa de São Francisco de Assis

Convento em Teresina realiza últimos preparativos para a Festa de São Francisco de Assis

Teresina – Piauí (Quarta-feira, 21-09-2016, Gaudium Press) O Convento de São Benedito organiza os últimos preparativos para o novenário de São Francisco de Assis, que ocorrerá de 24 de setembro a 4 de outubro.

Gaudium Press.jpg

Inspirada no tema “São Francisco, discípulo e missionário da misericórdia”, a festa é realizada há 75 anos e tem o mesmo tempo de existência do convento, espaço responsável por acolher os Freis Capuchinhos.

Segundo a organização, a Igreja de São Benedito seria o local do novenário, contudo, o templo que possui 130 anos de existência encontra-se interditado devido a um período de reformas.

Sendo assim, a ordem religiosa que administra o convento, prédio anexo à Igreja, aguarda a confirmação dos órgãos competentes para definir o local de realização da novena.

“Recentemente vivenciamos esse triste episódio. Logo após o lançamento do novenário que teve como cenário a Sinfonia Francisca, evento de louvor ao nosso São Francisco e que emocionou aqueles que participaram, tivemos a queda de parte desse elemento decorativo da nossa Igreja de São Benedito”, explicou o Frei Lucas, coordenador de comunicação do convento.

Apesar disso, a programação da Festa de São Francisco de Assis ofertará aos participantes momentos de reflexão, oração e confissão. “O nosso desejo é que a casa de Deus abra as portas novamente para seus filhos”, declarou o religioso.

As atividades do novenário têm início no dia 24 de setembro, às 17h30, com uma carreata e benção dos veículos que irão participar do evento. Em seguida, às 18h, haverá a Santa Missa de abertura dos festejos.

Ainda conforme o Frei Lucas, “no domingo, dia 25, ocorre a benção das plantas e distribuição de mudas, já que São Francisco é considerado o Padroeiro da ecologia e é lembrado por seu zelo com a natureza. Uma prova de respeito ao criador que fez todas as coisas”.

Ao longo da semana, os momentos de oração terão a presença de convidados especiais, entre eles, os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, da Catedral e do Apostolado da Oração e Ministros Extraordinários da Eucaristia.

A Festa dedicada a São Francisco contará também com momentos de unção dos enfermos e benção dos animais.

No dia 4 de outubro, quando é celebrada a memória litúrgica do Padroeiro, ocorre às 17h a procissão que marca o encerramento das festividades. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas