Gaudium news > 360º dos lugares mais emblemáticos do Caminho de Santiago

360º dos lugares mais emblemáticos do Caminho de Santiago

Compostela – Espanha (Quarta-feira, 21-09-2016, Gaudium Press) O Caminho de Santiago é sem dúvida uma das peregrinações mais conhecidas e concorridas ao redor do mundo. Não em vão, no mês de agosto, a reconhecida rota europeia alcançou uma cifra recorde para o ano de 2016 com mais de 200 mil peregrinos que caminharam ao menos 100 quilômetros a pé para venerar as relíquias do Apóstolo Santiago, Padroeiro da Espanha.

360º dos lugares mais emblemáticos do Caminho de Santiago.jpg

E as novas tecnologias não escapam aos encantos que tem o percurso jacobino. Um novo aplicativo para dispositivos móveis, chamado “Caminho de Santiago 360º” -que foi recentemente lançado-, percorre os lugares mais emblemáticos do caminho mostrando-os em detalhe os 360º.

“Com ‘Caminho de Santiago 360º’ poderás calçar botas interativas, colocar óculos de realidade virtual e sentir-se na pele de um peregrino. Se fores um amante do Caminho, do cinema ou da última tecnologia, este aplicativo te levará a uma viagem imersiva, interativa, em primeira pessoa, onde o ponto de vista, você escolhe!”, destacam a partir do website do ‘app’.

“A tecnologia 360º entrará em cheio em um novo conceito de realidade virtual, convertendo-te em mais um peregrino. Os personagens interagirão contigo, deverás tomar decisões e escolher entre todas as possíveis opções, como se estivesse ali mesmo”, prosseguem.

O que chama a atenção desta iniciativa é que cada usuário-peregrino pode escolher o que observar, como e quando, isto graças à novidade tecnológica de navegação que consiste no contato-touch, que se conhece também como giroscópio.

Para aproximar esta proposta interativa com os usuários, o percurso até a Catedral Compostelana é guiado por dois peregrinos: o espanhol, Antonio; e a norte-americana Margaret, que vão narrando e mostrando o mais destacado e representativos das igrejas, templos e lugares históricos que os peregrinos vão encontrando ao longo do Caminho desde a rota francesa.

“Um ‘app’ que une ficção e documentário no formato de guia interativo, gravado em ambientes espetaculares, que te submergirá na riqueza cultural, histórica e humana do Caminho: natureza, arte, cultura, hospitalidade, esforço e superação (…) Caminho de Santiago 360º é um aplicativo divertido e útil para fazer o Caminho virtualmente, preparar tua peregrinação ou recordá-lo uma vez realizado”, prosseguem a partir do website de seus criadores.

Entre seus conteúdos, além das visualizações a 360º, é possível acessar a documentos, planos, fotografias, assim como a outros websites referentes ao Caminho de Santiago.

A iniciativa é da empresa Iralta que já recebeu um prêmio por este trabalho na categoria de melhor aplicativo turístico da Espanha. Seus criadores se inspiraram nos peregrinos que passavam por seu povoado, pensando em um ‘app’ que motivasse outros a colocarem as botas e iniciar a rota pelo norte da Espanha. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas