Gaudium news > Encontro em Roma reúne 600 grupos de oração ao Padre Pio

Encontro em Roma reúne 600 grupos de oração ao Padre Pio

Roma – Itália (Quarta-feira, 21-09-2016, Gaudium Press) As celebrações pela solenidade litúrgica do Padre Pio de Pietrelcina, Santo que a Igreja recorda no dia 23 de setembro, já são vividas de maneira especial em Roma. Desde o dia 20 até o dia 23, por volta de 600 grupos de oração da região do Lacio, inspirados na espiritualidade do Santo italiano, se encontram no Santuário de ‘San Salvatore in Lauro’ para render-lhe uma grande homenagem.

unnamed.jpg

O Santuário romano acolheu na última terça-feira, 20, a exposição da insigne relíquia do sangue de São Pio com uma Solene Missa para comemorar a festa dos estigmas do confessor, que por cinquenta anos marcaram seu corpo. Uma celebração que se estendeu até o final da tarde, quando ocorreu outra Missa, presidida por Dom Angelo De Donatis, Bispo Auxiliar de Roma. Neste dia também se comemorou a festa da Proteção Civil, que vê em Pio de Pietrelcina seu Patrono.

Para o dia 22 de setembro estão previstas outras celebrações, desta vez para comemorar o Trânsito do Padre Pio, que iniciará às 18h com uma Missa presidida por Dom Giuseppe Marciate, Bispo Auxiliar de Roma; seguirá às 19h com a Vigília de Oração e às 21h com outra Solene Missa, presidida por Dom Carmelo Pellegrino, Promotor da Fé da Congregação dos Santos.

A grande comemoração será no dia 23, com a Solene Festa Litúrgica do Padre Pio, que será marcada por sucessivas Missas, além de vários atos religiosos, começando às 12h com a Súplica ao Padre Pio, depois às 16h30 ocorrerá a procissão que culminará na Praça Navona, onde se abençoarão os meios da Proteção Civil. Na ocasião se elevará uma oração especial pelas vítimas do terremoto no centro da Itália.

Para as 18h se prevê também uma Solene Missa presidida por Dom Gianrico Ruzza, Bispo Auxiliar do Setor Centro, e se concluirá a jornada às 21h com outra Celebração Eucarística.

Os atos em honra ao Santo italiano continuarão no final de semana com a jornada de ação de graças que finalizará com a Missa às 18h do domingo.

unnamed.jpg

Por estes dias, além da relíquia do sangue, também permanecerão expostas na igreja de San Salvatore várias relíquias do Santo italiano, entre elas seus guantes e vendas -com os quais cobria os estigmas-, e sua estola. Além disso, é possível apreciar a bela escultura na qual se reproduz ao Cristo Redentor que é ajudado pelo Padre Pio Cirineu.

O Santuário de San Salvatore in Lauro, em fevereiro acolheu também o corpo do Santo italiano que chegou a Roma por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Ali permaneceu, junto com o corpo de São Leopoldo Mandic, até que foi transladado para a Basílica de São Pedro. Ambos Santos receberam a veneração dos fiéis.

Tanto São Leopoldo como o Padre Pio foram propostos como modelos de confessores para este Ano Santo da Misericórdia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas