Gaudium news > Peru comemora 125 anos de presença salesiana

Peru comemora 125 anos de presença salesiana

Lima – Peru (Sexta-feira, 23-09-2016, Gaudium Press) No próximo dia 28 de setembro a Congregação Salesiana no Peru celebrará seu 125º aniversário de presença no país latino-americano. Foi o sacerdote salesiano, Antonio Riccardi -a quem o próprio São João Bosco enviou à Patagônia-, quem em 1891 partiu para o Peru e iniciou a obra com a juventude neste país.

Peru comemora 125 anos de presença salesiana.jpg

Para comemorar este importante acontecimento, a Família Salesiana peruana prepara vários eventos. O primeiro deles ocorre nesta sexta-feira, 23 de setembro, com o concerto oferecido pela Banda Sinfônica do Instituto Salesiano “Leão XIII” que viajou desde Bogotá, Colômbia, até o Peru. A apresentação ocorrerá às 19h30 no Auditório do Colégio Salesiano São Francisco de Sales, situado na localidade de Breña.

Para o dia seguinte, 24, estão previstas as Ordenações Sacerdotais e Solene Missa às 10h na Basílica de Maria Auxiliadora de Lima. No domingo, 25, se celebrará a Missa pelos 125 anos da Presença Salesiana no Peru. Está ocorrerá às 17h30 também na Basílica de Maria Auxiliadora.

Seguindo o espírito de Dom Bosco, centrado em atender a juventude, os Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora iniciaram seu trabalho no Peru oferecendo ajuda e um especial acompanhamento aos jovens mais necessitados, oferecendo-lhes esperança e anelos. Não em vão a poucos meses de sua chegada, três exatamente, se fundou no país o primeiro Oratório Festivo, localizando-o no distrito de Rimac, sendo frequentado por centenas de crianças e jovens.

De maneira providencial a instituição do oratório ocorreu no dia 08 de dezembro de 1891, dia no qual se completaram 50 anos da fundação do primeiro oratório de São João Bosco em Turim. As Filhas de Maria Auxiliadora também fizeram o seu trabalho assumindo o cargo do Instituto Sevilha, beneficência pública de Lima, inaugurando-o no dia 26 de dezembro desse ano, para acolher as meninas e jovens internas. Ali também impulsionaram o oratório onde catequizavam, ofereciam aulas de leitura, botânica, geografia e agricultura.

Mas foi com a fundação da Escola de Artes e Ofícios na localidade de Breña que a obra salesiana iniciou sua expansão pelo Peru, sendo atualmente uma das expressões da Igreja com maior presença na nação latino-americana.

“Hoje aos 125 anos, a Presença Salesiana está na costa, serra e selva, sendo promotores do desenvolvimento integral dos jovens através da educação e evangelização, ajudando-lhes assim a enfrentar os desafios no mundo do trabalho, na educação formal e não formal, na prevenção da delinquência, na promoção e defesa da vida e da família, na atenção de comunidades urbanas, andinas e amazônicas, mediante diferentes obras e serviços”, sublinham os Salesianos do Peru a partir do website.

“Assim os Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora formam a centenas de milhares de homens e mulheres de bem que hoje se desempenham em diferentes âmbitos de nossa sociedade e contribuem para o desenvolvimento do Peru”, acrescentam.

Na atualidade a Família Salesiana está presente nas cidades de Lima e Callao, Arequipa, Abancay, Ayacucho, Cusco, Huancayo, Huánuco, Loreto, Piura, Pucallpa e Puno. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas