Gaudium news > Santiago de Compostela promove Escola Diocesana de Liturgia e Música Sacra

Santiago de Compostela promove Escola Diocesana de Liturgia e Música Sacra

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 27-09-2016, Gaudium Press) Inspirando-se no escrito na Constituição ‘Sacrosanctum Cocilium’, que assinala que “a liturgia é o auge a qual tende a atividade da Igreja e ao mesmo tempo a fonte de onde emana toda sua força”, e que recorda que “a tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro Santiago de Compostela promove Escola Diocesana de Liturgia e Música Sacra.jpgde valor inestimável, principalmente porque o canto sagrado, unido às palavras, constitui uma parte necessária e integral da Liturgia”, se colocou em marcha em Santiago de Compostela a Escola Diocesana de Liturgia e Música Sacra (ITC).

A escola busca ser um espaço de encontro e formação que responda a demanda dos fiéis que colaboram nestas duas áreas nos templos da cidade. Como o explica o ITC em informação do programa formativo: “A Escola Diocesana de Liturgia e Música Sacra nasce diante da crescente demanda de formação litúrgica e musical existente entre as pessoas que participam habitualmente nas celebrações de nossas igrejas”.

Desta maneira a formação será guiada a partir dos programas simultâneos e independentes: o curso de Liturgia e o Curso de Música Sacra.

O primeiro deles dirigido especialmente aos membros de comissões de liturgia, ministros extraordinários da comunhão, leitores, acólitos, colaboradores de culto de irmandades e confrarias, diáconos permanentes entre outros; o segundo, destinado aos salmistas, responsáveis de canto, diretores de coro, organistas e demais instrumentalistas que costumam interpretar a música nas celebrações.

O curso de liturgia, que constará de quinze sessões que serão oferecidas em sábados alternados, começará seu caminho no próximo dia 1º de outubro até o dia 20 de maio de 2017.

Este será guiado pelo Prefeito de Liturgia da Catedral de Santiago, que aprofundará oito temas centrais: O que é a Liturgia?, O que celebramos?, Quem celebra?, Quando celebramos?, Como celebramos?, As celebrações dominicais na ausência de um presbítero e Música litúrgica.

Entretanto, o curso de música, que iniciará sua formação no dia 08 de outubro, culminando no dia 13 de maio de 2017, constará de treze sessões, também em sábados alternados. A cargo do programa está o Diretor do Secretariado de Música Sacra. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas