Gaudium news > Diocese de Penedo (AL) comemora seus 100 anos com a presença do Núncio Apostólico

Diocese de Penedo (AL) comemora seus 100 anos com a presença do Núncio Apostólico

Penedo – Alagoas (Terça-feira, 27-09-2016, Gaudium Press) Com mais de 100 anos de existência, a Diocese de Penedo celebra uma nova página de sua história, ainda mais em meio à Festa de Nossa Senhora do Rosário, nos dias 6 e 7 de outubro.

Gaudium Press.jpg

O bispado alagoano foi criado em 3 de abril de 1916 pela Bula “Catholicae Ecclesiae Cura” do Papa Bento XV, sendo desmembrado da então Diocese de Alagoas (atual Arquidiocese de Maceió). Atualmente integra, junto com a Arquidiocese de Maceió e a Diocese de Palmeira dos Índios, a Província Eclesiástica de Maceió, pertencente ao Regional Nordeste II.

Durante este centenário, a Diocese de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário mantém-se firme em seus propósitos, sempre a favor dos mais pobres e necessitados. É considerada por todos um bispado eminentemente religioso.

Por ocasião desta celebração, será realizado o lançamento do livro “Penedo: Patrimônio e História – Cem Anos de Criação de Sua Diocese”, de autoria do Doutor Moezio de Vasconcellos Costa Santos.

Na programação das festividades que tem início em 4 de outubro, haverá a chegada do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, à Diocese de Penedo.

No dia seguinte, ocorre o encontro do Núncio Apostólico com os alunos e professores dos colégios católicos da região, seguido pela visita do religioso a uma comunidade periférica da cidade.

No dia 6 de outubro, Dom D’Aniello faz uma visita à comunidade “Bom Samaritano” e depois participa de um encontro com os responsáveis pelas demais comunidades acolhedoras de dependentes químicos.

Nesta mesma data, diversos bispos de várias partes do Brasil desembarcam no território alagoano para participar dos festejos.

Às 19h, a Catedral de Penedo acolhe a santa missa pelo centenário diocesano, presidida pelo próprio Núncio Apostólico. Na ocasião, os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB e convidados devem comparecer à cerimônia.

Mais tarde, às 21h, os fiéis participam da celebração histórico-cultural dos 100 anos da Diocese de Penedo, na frente da Catedral.

Já no dia 7 de outubro, as atividades têm início pela manhã. Neste período, Dom D’Aniello participa de um encontro com os bispos do Regional Nordeste 2, no Auditório do Colégio Diocesano.

Às 17h acontece a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário, com a celebração eucarística presidida pelo Núncio Apostólico.

Logo depois, o público parte em procissão pelas ruas de Penedo, e na sequência, destina seu tempo à oração durante a Adoração e Bênção Eucarística.

Por fim, o dia 8 de outubro será repleto de eventos. A começar pela visita de Dom Giovanni D’Aniello à Santa Casa de Misericórdia às 9h30.

À noite, às 19h, será feita a Santa Missa dominical na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas