Gaudium news > Instituto Superior de Direito Canônico no Sul do país oferece mestrado eclesiástico

Instituto Superior de Direito Canônico no Sul do país oferece mestrado eclesiástico

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-feira, 28-09-2016, Gaudium Press) Em meio aos desafios pastorais referentes ao anúncio do evangelho, bem como a confirmação dos valores do sacramento do matrimônio, a CNBB atendeu a um pedido particular do Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck.

Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina.jpg

Através do regional Sul 4 da Conferência, foi erigido em julho passado o Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina (ISDCSC).

A partir do próximo ano, a instituição de ensino irá oferecer o mestrado eclesiástico em Direito Canônico.

Agregado ao Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o instituto terá a missão de formar canonistas conscientes da sua missão de especialistas no Direito Canônico, “com sólida formação nas ciências jurídicas, grande sensibilidade às situações sociais de cada tempo e local, para poderem aplicar o direito com equidade, contribuir na elaboração de novas leis e garantir o desenvolvimento da ciência canonística, através da pesquisa, do ensino e da prática jurídica eclesial”.

Entre os objetivos no estudo do Direito Canônico, o ISDCSC pretende “cultivar e promover à luz da Lei Evangélica as disciplinas canonísticas”; “formar, com seriedade e profundidade acadêmica, os alunos nas disciplinas que lhes são próprias, para que estejam plenamente preparados para a pesquisa, a produção acadêmica, o magistério ou para assumir peculiares encargos eclesiásticos”; e “promover a formação continuada, ou permanente, no âmbito da ciência jurídico-canônica”.

Segundo Dom Wilson, a grande motivação para a criação do instituto foi o apelo do Papa Francisco expresso nas duas Assembleias Sinodais sobre a Família.

Mestrado

Com 30 vagas, o Mestrado eclesiástico em Direito Canônico possui duração de três anos. As pré-inscrições acontecem até 15 de novembro.

No dia 8 de dezembro, na sede do ISDCSC, em Florianópolis, serão realizadas as etapas do processo seletivo do curso, que compreende análise de documentação, seleção por meio de redação e interpretação de texto e exame de proficiência linguística.

As regras de ingresso estão de acordo com as orientações da Congregação da Educação Católica e normativas do Decreto Novo Codice e do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense.

Além do mestrado, que consiste nos três anos de formação, é oferecido um primeiro ciclo, de caráter introdutório, para as pessoas que não possuem formação em Teologia e Filosofia. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas