Gaudium news > Em breve, Jesuítas escolhem seu novo Superior Geral

Em breve, Jesuítas escolhem seu novo Superior Geral

Roma – (Quarta-feira, 28/09/2016, Gaudium Press) – A partir do domingo 02 de outubro, mais de 200 jesuítas de todo o mundo estarão reunidos em Roma para escolher um novo superior geral. E este não será o único objetivo da 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus.

Em breve, Jesuítas escolhem seu novo Superior Geral.jpg

Tarefas dessa Congregação

O Padre Orlando Torres que é Reitor do Colégio Internazionale del Gesù e que participará do encontro diz que “A Congregação Geral tem duas tarefas fundamentais. A primeira é eleger um novo Geral da Companhia de Jesus e a segunda é tratar de assuntos de importância para a vida e a missão da Companhia de Jesus, na missão que têm na Igreja e no mondo de hoje”.

Cargo Vitalício

O próximo encontro deverá ter a duração aproximada de um mês. A eleição do novo Geral deverá ser realizada por volta do dia 10 de outubro, Assim que tenha sido definido o que necessitam os Jesuítas nas atuais circunstâncias para afrontarem os desafios de hoje.

O cargo de Superior Geral dos Jesuítas é vitalício, porém, Padre Adolfo Nicolás, atual Superior, apresentou sua renúncia por ter chegado à idade de 80 anos e não desejar que isso fosse um fator condicionante para a tomada de determinadas atitudes no seio da Companhia de Jesus.

Desenvolvimento e Temas

O Padre Federico Lombardi, Assistente ad Providentiam do Geral, afirma que, quanto ao seu desenvolvimento, “A Companhia de Jesus, a propósito do que devemos refletir na Congregação Geral, está desenvolvendo-se, dentro do ponto de vista demográfico, do ocidente até a África é a Asia”.

Já o Provincial das Filipinas, Padre Antônio Morno, quis referir-se aos temas propostos para serem tratados na Congregação:

“Temos várias comissões de trabalho: a primeira é sobre o estado da Companhia de Jesus. Outra comissão trata do tema da vida e missão dos Jesuítas e outra ainda trata sobre o governo interno, como melhorar nossa estrutura de governo”.

Congregação Geral

O nome técnico do encontro que se inicia na próxima no domingo é “Congregação Geral”.

E esta deverá ser a 36ª Congregação a ser realizada.

Mais da metade dos participantes dela foram escolhidos por voto dos 16 mil Jesuítas que estão espalhados por 62 países.

O novo Superior Geral a ser eleito nesta Congregação será o 31º sucessor de Santo Inácio de Loiola, o fundador da Companhia de Jesus.

Ele será também o primeiro Superior a comunicar as decisões tomadas na Assembleia a um Papa que é, por sua vez, o primeiro jesuíta da história a ocupar o Trono de São Pedro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas