Gaudium news > Isaías e o mundo de hoje

Isaías e o mundo de hoje

Redação – (Quarta-feira, 28/09/2016, Gaudium Press) – Entre os episódios da vida do Profeta Isaías, o Grande, queremos destacar um que é citado no Pequeno Ofício da Imaculada Conceição, na hora Vésperas: “Relógio de Ezequias, que atrasado foi para o sol divino nos ser dado”.

Sinal da Imaculada Conceição de Maria

Ezequias foi um rei de Judá, que exerceu o poder de 726 a 697 a. C. Certo dia, estando ele acometido por uma doença grave, o Profeta Isaías foi visitá-lo e declarou-lhe que o monarca Iria morrer daquela enfermidade.

Ouvindo tais palavras, Ezequias chorou convulsivamente e pediu a Deus que lhe concedesse mais alguns anos de vida, para continuar a sua ação contra a decadência religiosa e moral em que se encontrava Jerusalém.

Então, Isaías recebeu uma mensagem do Altíssimo, que mandava o Profeta dizer ao rei: “Ouvi tua oração, vi tuas lágrimas. Vou aumentar em 15 anos a duração da tua vida. E também te liberto das mãos do Rei da Assíria, junto com esta cidade, que Eu mesmo vou proteger. O sinal que terás da parte do Senhor de que Ele fará o que disse é este: no relógio de sol de Acaz, farei a sombra voltar atrás os dez graus que já desceu’. Então o Sol voltou atrás os dez graus já percorridos” (Is 38, 6-8). E logo depois Ezequias ficou curado.

Escreve Monsenhor João Clá:

“O prodigioso sinal com que Deus ratificou sua promessa ao Rei Ezequias é uma imagem do extraordinário milagre que se verificou em Nossa Senhora. “Pois, no momento de sua Imaculada Conceição, o selo da Redenção foi n’Ela impresso antecipadamente, em virtude da previsão dos méritos de seu Divino Filho.

As sombras do pecado original foram como que recuando para dar passagem a essa alma predestinada que devia irradiar ao mundo o Sol de Justiça, Jesus Cristo, Salvador dos Homens.” 1

Embora Ezequias tenha proporcionado uma melhora moral em Judá, houve más iniciativas na corte no sentido de fazer “aproximações entre o reino teocrático e Egito; e Isaías teve que fulminar contra elas (cf. Is 30, 1-7).” 2

A ira do Senhor se inflamou

Após o falecimento de Ezequias, o povo eleito voltou à vida de pecado que antes levava. E o Livro de Isaías anuncia castigos que cairiam sobre ele, tais como: As mulheres usarão “trapo, em vez de roupas luxuosas, marca de ferro em brasa em vez de beleza” (Is 3, 24).

– Deus enviará um “vento que castiga, vento que queima” (4, 4).

– “Desprezaram a Lei do Senhor dos exércitos […] Por isso a ira do Senhor contra seu povo se inflamou e, para castigá-lo, o braço Ele ergueu. As montanhas tremeram. Há cadáveres pelas ruas como lixo” (5, 24-25).

O Altíssimo “rugirá contra ele [o povo infiel] naquele dia, com o estrondo do mar, e quem olhar para o país só verá escuridão e angústia: o dia escureceu coberto de nuvens” (5, 30).

“Com a ira do Senhor dos exércitos, incendiou-se a terra, o povo virou lenha deste fogo” (9, 18).

– O Senhor “ficou admirado por não haver quem tomasse providências” contra esses crimes. Então, Deus “revestiu-Se da justiça qual couraça, e na cabeça o capacete da salvação, vestiu a vingança como túnica” (59, 16-17).

– “Eis que o Senhor vem com o fogo, seus carros parecem tempestade, vem desabafar o calor de seu ódio, e sede de vingança como chama de fogo” (66, 15). O Profeta Isaías foi rejeitado pelo povo e pelos reis de Judá, com exceção de Ezequias. E o filho deste, Manassés , chegou a construir altares idolátricos no interior do próprio Templo (cf. II Re 21, 4); ele odiou de tal maneira Isaías que mandou matar o Profeta, o qual foi cortado por uma serra de madeira. 3

A Igreja o venera como Santo, e sua memória é celebrada em 9 de maio.

As nações caminharão à luz do esplendor da Igreja

Queremos também destacar outros trechos do Livro de Isaías:

– “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, a Terra inteira está repleta de sua glória” (6, 3). É “uma indicação da trindade das Pessoas divinas, na unidade de natureza” 4 .

– “Multidão de camelos […] trazem ouro e incenso, anunciando os louvores do Senhor” (60, 6). Refere-se aos Reis Magos que vieram adorar o Menino Jesus.

Muitas profecias do Livro de Isaías se cumpriram quando Jerusalém foi arruinada e o Templo de Salomão queimado.

Outras ainda não se realizaram. Por exemplo:

“Como um rolo de papiro o céu se enrolará” (Is 34, 4), semelhante à profecia constante do Apocalipse (Ap 6, 14).

A História de Jerusalém simboliza toda a História do mundo. 5 E as profecias de Isaías se aplicam também à época atual.

Em Fátima, no dia 13 de julho de 2017, Nossa Senhora afirmou que, se seus pedidos não fossem atendidos – oração, penitência, comunhões reparadoras nos primeiros sábados – “várias nações serão aniquiladas”. Assim como os israelitas desprezaram as advertências de Isaías, o mundo não acolheu os pedidos da Santíssima Virgem; pelo contrário, se precipita nos piores abismos de pecado. Qual será a consequência?

E a Mãe de Deus acrescentou:

“Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”. 6
Trata-se do Reino de Maria, também profetizado por Isaías: “As nações caminharão à tua luz, os reis, ao brilho do teu esplendor” (60, 3).

Peçamos a Maria Santíssima que nos prepare para os acontecimentos que virão.

Por Paulo Francisco Martos
( in Noções de História Sagrada – 85)

———————————————————-

1- PEQUENO OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO em latim e português com comentários. São Paulo: Paulinas, 1956. p. 145-146. In CLÁ DIAS, João Scognamiglio, EP. Pequeno ofício da Imaculada Conceição comentado. 2. ed. São Paulo: Associação Católica Nossa Senhora de Fátima. 2010, v. I, p. 329.
2 -FILLION, Louis-Claude. La Sainte Bible commentée – La prophétie d’Isaie . 3. ed. Paris: Letouzey et aîné.1923, p. 267.
3 – Cf. FILLION, op. cit., p. 267.
4 – FILLION, op. cit. p. 296.
5 – Cf. FILLION, op. cit., p. 272.
6 – CLÁ DIAS, João Scognamiglio, EP. Fátima, aurora do CLÁ DIAS, João Scognamiglio, EP. Fátima, aurora do terceiro milênio. 2 ed. São Paulo: Takano Editora. 1998, p. 22.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas