Gaudium news > Festa de São Francisco de Assis movimenta a cidade de São Paulo

Festa de São Francisco de Assis movimenta a cidade de São Paulo

São Paulo (Quarta-feira, 28-09-2016, Gaudium Press) O Santuário e Convento São Francisco de Assis, no centro da capital paulista, acolhem desde o dia 24 de setembro a tradicional Festa dedicada ao Padroeiro dos Animais. Na edição deste ano, as celebrações são inspiradas no tema “Francisco, homem da paz e da misericórdia”.

Festa de São Francisdo de Assis movimenta a cidade de São Paulo.jpg

Os festejos tiveram início no último sábado, com uma Santa Missa dedicada a São Francisco das Chagas.

Nos três dias que antecedem o dia do Padroeiro, haverá um tríduo preparatório, seguido de celebração festiva.

Na véspera, dia 3 de outubro, às 18h, acontecerá a encenação do trânsito de São Francisco, simbolizando os últimos momentos da vida do Santo de Assis.

No dia 4, quando será comemorada a memória de São Francisco de Assis, serão celebradas sete missas: às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h e às 18h.

Ao longo de todo o dia, os fiéis e devotos do Santo participarão de uma intensa programação no Largo São Francisco, com bênção dos animais, apresentações culturais, espaço da criança, feira de artesanato, entre outras atividades.

Convento São Francisco de Assis

Na época da disputa entre colonos e religiosos que terminou com a expulsão dos jesuítas, chegava a São Paulo no ano de 1640 uma caravana de sete religiosos franciscanos. Logo, eles se instalaram em uma casa em frente à Ermida de Santo Antônio, na atual Praça do Patriarca.

Convento São Francisco de Assis.jpg

Dois anos depois, em 24 de dezembro, os frades ganharam um terreno, doado pela Câmara da cidade.

No dia 17 de setembro de 1647 foi inaugurado o Convento de São Francisco e de São Domingos, seu primeiro nome de batismo, durante as festas das Chagas de São Francisco.

Naquela época, era o maior já construído em São Paulo, chegando a ocupar todo o espaço onde atualmente encontra-se a Faculdade de Direito.

Em 1884, a fachada da Igreja foi modificada e aberta a entrada central, utilizada até hoje pelos frequentadores do local.

No seu interior, o templo possui uma abóboda com alegorias da história franciscana, além de um sino datado do século XVIII.

Durante um incêndio em 1870, a capela-mor ficou totalmente destruída. Somente conseguiram ser salvas as paredes e a Imagem de São Francisco, considerada a mais bela das que se encontram nos conventos antigos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário de São Francisco de Assis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas