Gaudium news > Encontro de bispos em Aparecida discute desafios e urgências nos países de língua portuguesa

Encontro de bispos em Aparecida discute desafios e urgências nos países de língua portuguesa

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 29-09-2016, Gaudium Press) O 12º Encontro de Bispos Lusófonos teve lugar no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, entre os dias 23 e 27 de setembro.

Encontro de bispos em Aparecida discute desafios e urgências nos países de língua portuguesa.jpg

Na ocasião, a iniciativa proporcionou o fortalecimento da comunhão eclesial, bem como a cooperação em prol das comunidades e a criação de espaço para aprofundar o conhecimento mútuo entre as Igrejas católicas dos países de falam o idioma português.

O Brasil foi representado pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, pelo Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, e pelo assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, Padre Deusmar Jesus da Silva.

Desafios, urgências e soluções que a Igreja enfrenta

Ao longo do encontro, o episcopado lusófono discutiu os desafios, as urgências e as soluções que a Igreja enfrenta nos diversos países.

Os demais assuntos que estiveram em pauta foram “a Igreja e a Família” e as formas de “fortalecer e institucionalizar estes encontros”.

Ainda no evento, os bispos destacaram algumas orientações, como a necessidade de continuar a fazer uma análise rigorosa e competente sobre as situações concretas em que a Igreja está presente.

Os prelados também ressaltaram a urgência de cuidar da evangelização na sua ligação profunda com a promoção humana e o encorajamento da presença e ação dos leigos nas várias áreas de intervenção na sociedade.

Maior divulgação da Bíblia e cuidado pastoral da família

Um dos desafios relatados pelo episcopado lusófono foi a sugestão pela maior valorização e a divulgação da Bíblia em todos os setores das Igrejas particulares, assim como o cuidado pastoral da família e de todas as problemáticas que a envolvem e a atenção orante e pastoral às vocações ao sacerdócio e de especial consagração.

Além disso, ficou explícito o desejo de intensificar a presença da Igreja nas universidades, a partir da formação de uma pastoral universitária mais articulada e em rede.

O próximo Encontro de Bispos dos Países Lusófonos ocorrerá na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, de 27 a 29 de abril de 2018. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas