Gaudium news > Anunciado o tema para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais – 2017

Anunciado o tema para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais – 2017

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 29-09-2016, Gaudium Press) A Sala Stampa anunciou na manhã de hoje a temática proposta pelo Vaticano para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2017 e o lema escolhido pelo Papa: “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.

A Secretaria da Comunicação da Santa Sé afirma, atravez de seus dirigentes, que “o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias dos homens e mulheres segundo a lógica da ‘boa notícia’ que nos lembra que Deus renuncia a ser Pai, em qualquer situação e com cada ser humano”.

51ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais

A Jornada Mundial das Comunicações Sociais é celebrada desde 1966, no domingo anterior à festa do Pentecostes. Em 2017 será reaizada a 51ª dessas Jornadas.

A Jornada foi inspirada em uma passagem bíblica extraída do livro do profeta Isaías: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43,5).

Os cristãos devem “comunicar confiança e esperança para a história”

No comunicado da Secretaria para a Comunicação, o novo organismo responsável pelas mídias no Vaticano alerta para o risco de um adormecimento da consciência por causa da “distância física” de profissionais, líderes de opinião e meios de comunicação. Ele assinala que existe uma “ignorância da complexidade dos dramas” humanos, criticando o fato de que o desespero de homens e mulheres é transformado em “espetáculo”.

“Anestesiar a consciência ou deixar-se levar pelo desespero são duas possíveis doenças às quais pode levar o atual sistema de comunicação”, diz o documento.

O organismo da Santa Sé sublinha ainda que os cristãos têm uma “boa notícia” a relatar e são chamados a “comunicar confiança e esperança para a história”.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do gênero estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963.

A mensagem do Papa é tradicionalmente publicada na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, no dia 24 de janeiro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas