Gaudium news > Livro sobre a oração como força que muda o mundo é apresentado na Espanha

Livro sobre a oração como força que muda o mundo é apresentado na Espanha

Madri – Espanha (Sexta-feira, 30-09-2016, Gaudium Press) Na Sala Capitular da Catedral de Santa Maria a Real de Almudena de Madri, e sob a presidência do Arcebispo Metropolitano Dom Carlos Osoro Sierra, a Fundação Vaticana “Joseph Ratzinger-Bento XVI”, a Universidade Francisco de Vitoria e a Biblioteca de Autores Cristianos (BAC) apresentou o livro “A oração, força que muda o mundo”, que recolhe as atas do Congresso promovido no ano passado em Madri pela dita Fundação, em colaboração com a Fundação “V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus” e a citada universidade.

Intervieram o Arcebispo Osoro, o Padre Federico Lombardi, S.J. presidente da Fundação Ratzinger, o Reitor da Universidade Francisco de Vitoria, D. Daniel Sada Castaño, o Padre Emilio Martínez, OCD, em nome da Ordem Carmelita, e o presidente da BAC, Dom Carlos Granados.

Dom Carlos Osoro expressou que o livro nos diz “atreva-te a viver em diálogo com Deus e a ter esse dom que nos faz sair de nós mesmos e ir ao encontro dos demais. Contra a enfermidade da solidão que tanto ameaça aos homens, a saída, o remédio é a oração. (…) O livro nos mostra que o diálogo com o Senhor nos lança ao mundo, a melhorar o mundo; nos lança à Missão. A oração nos introduz na Misericórdia, sendo testemunhas fortes de Deus”.

O presidente da Fundação Ratzinger, Padre Federico Lombardi, S.J. ao agradecer a publicação das atas do Congresso no livro e a apresentação dos prêmios, afirmou que há três chaves no livro, a chave ratzingeriana, a chave teresiana e a chave da Fé como motor da atividade humana. “Como dizia Santo Inácio, o amor está mais nas obras que nas palavras. E os prêmios que estão sendo apresentados se baseiam no desejo de Bento XVI de que as relações entre Fé e Razão tenham amplo horizonte. Temos que fazer ciência segundo uma razão verdadeira aberta a Deus”.

Por sua vez o Reitor da Universidade Francisco de Vitoria, Dom Daniel Sada recordou o quão importante que foi para a universidade acolher o Congresso e como continuidade do mesmo se instituiu os Prêmios Razão Aberta, com a intenção de celebrar e promover a pesquisa e inovação acadêmica segundo o espírito da proposta de Bento XVI de alargar os horizontes da razão. Os prêmios serão outorgados a projetos que abordem as perguntas antropológicas, epistemológicas, éticas e de sentido de sua ciência ou disciplina particular dentro de duas categorias: Docência (programas acadêmicos) e Investigação (publicações científicas). A apresentação dos trabalhos a optar aos prêmios será até o dia 28 de fevereiro de 2017, e está destinada a professores e investigadores a título individual ou como grupo de trabalho.

O diretor da BAC, Dom Carlos Granados expressou que o editorial se compraz em publicar um volume que recolhe contribuições que constituem um verdadeiro tesouro para compreender o sentido da oração cristã e para aprofundar em novas dimensões do pensamento do Papa teólogo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas