Gaudium news > Imagem de Nossa Senhora passa por reparos antes das festividades em Aparecida

Imagem de Nossa Senhora passa por reparos antes das festividades em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 04-10-2016, Gaudium Press) Assim como nos anos anteriores, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida costuma passar por um pequeno período de reparos antes do início da tradicional Festa da Padroeira no Santuário Nacional. A artista plástica Maria Helena Chartuni é quem fica responsável pela manutenção da peça que representa a Virgem Santíssima.

Antes da Festa no Santuário Nacional, Imagem de Nossa Senhora passa por reparos.jpg

Maria Helena, aliás, foi a artista que ficou a cargo da restauração da Imagem de Nossa Senhora que foi quebrada em mais de 200 pedaços por um jovem que tentou roubá-la em 1978.

Há alguns dias, ela esteve em Aparecida para a manutenção anual da Imagem. Em contato com a reportagem do portal A12, explicou que esse é um processo de conservação necessário.

“A imagem está muito bem acondicionada, mas devido à ação do tempo é necessário verificar se há algum dano, normalmente não há grandes reparos somente procedimentos de conservação mesmo”, disse Chartuni.

O processo de manutenção anual da Imagem demora cerca de duas ou três horas. Neste ano aconteceu em 30 de setembro.

Entre os procedimentos que geralmente são feitos está o de aplicar cera de abelha da carnaúba, um tipo de impermeabilizante natural que oferece um acabamento melhor e assim, protege a peça de possíveis danos.

A restauradora afirmou que possui uma grande familiaridade com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, sendo capaz até mesmo de reconhecer cada detalhe da Virgem Maria em apenas um só olhar.

“Uma vez um padre me perguntou se ele colocasse a imagem verdadeira em meia a várias cópias idênticas eu conseguiria identificar a original, eu disse que sim sem dúvida, pois eu reconheço cada detalhe. Na nossa profissão de artista plástico, com o tempo a gente desenvolve um olhar técnico e por isso também é possível reconhecer uma peça original”.

Em todos os anos, a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida permanece no nicho no qual os devotos passam para contemplá-la. Além disso, a peça somente deixa o local uma vez ao mês para a cerimônia do manto e na ocasião da manutenção feita pela restauradora. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas