Gaudium news > A Evangelização é o verdadeiro gerador de alegria, diz bispo de Portugal

A Evangelização é o verdadeiro gerador de alegria, diz bispo de Portugal

Lamego – Portugal (Quarta-feira, 05-10-2016, Gaudium Press) Exatamente no mês dedicado às missões pela Igreja, o bispo de Lamego, em Portugal, Dom Antônio Couto, convocou todos os diocesanos para uma “experiência viva de missão”. Em sua Carta Pastoral para o ano 2016-2017, ele afirma que é preciso transformar os que já frequentam as paróquias em “verdadeiros Evangelizadores”:

A Evangelização é o verdadeiro gerador de alegria, diz bispo de Portugal.jpg

“A Evangelização é o nosso verdadeiro gerador de alegria e de energia. Ninguém pode ser apenas mero espectador ou recipiente do Evangelho. Esta atitude gera cansaço e desistência, falência a curto ou médio prazo”, diz Dom Antônio Couto na Carta Pastoral que ele entitulou “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura”.

“É preciso dar um colorido novo a tudo o que já existe”

Em sua Pastoral o Bispo afirma que “é necessário que os grupos já existentes aumentem em quantidade e qualidade. É urgente fazer surgir novos grupos. Por exemplo, grupos de Evangelização, de acolhimento, de escuta, de oração, de visitação, de leitura, de estudo e reflexão, de caridade, escolas ou laboratórios de vivência e transmissão da fé”.

Dom António Couto convocou todos os diocesanos para uma “experiência viva de missão, de oração e de alegria”: “sacerdotes, diáconos, consagrados, consagradas, fiéis leigos, pais, mães, avôs, avós, famílias, jovens, crianças, catequistas, acólitos, leitores, agentes envolvidos na pastoral, membros dos movimentos de apostolado”.

Discípulo Missionário

A Carta Pastoral “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura” identifica as caraterísticas do “discípulo missionário” que, “enquanto testemunha e anunciador do Evangelho, não pode ser um simples animador ou monitor, mas transparência ou testemunha fiel da presença viva e operante do próprio Senhor no meio da comunidade”.

“O discípulo missionário tem de passar do tempo do relógio e do mero auxílio para o dom total de si. A tempo inteiro e corpo inteiro”.

Fé de convenção

Para Dom António Couto, é necessário passar urgentemente “de uma fé de mera convenção para uma fé de entranhada convicção, assente em pessoas e comunidades que sintam a necessidade de encontrar, saber e anunciar Jesus Cristo”. (JSG)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Lamego

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas