Gaudium news > Basílica Santuário do Senhor do Bonfim reúne fiéis para oração do Santo Rosário

Basílica Santuário do Senhor do Bonfim reúne fiéis para oração do Santo Rosário

Salvador – Bahia (Quarta-feira, 05-10-2016, Gaudium Press) “A oração é a respiração da alma”, já dizia Santa Teresa de Lisieux. Essa frase de autoria da freira carmelita descalça francesa talvez consiga resumir o significado de outubro, que é considerado pela Igreja Católica como o mês dedicado ao Santo Rosário.

Basílica Santuário do Senhor do Bonfim reúne fiéis para oração do Santo Rosário.jpg

Nesta época, mais especificamente, fiéis católicos espalhados por todo o mundo se reúnem em oração não somente para agradecer como também para pedir a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Na capital soteropolitana, a devoção mariana por parte da população baiana não é diferente. No próximo sábado, 8 de outubro, das 14h às 16h30, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim pretende acolher centenas de paroquianos e leigos para rezar os quatro Mistérios que compõem a crença católica, mas de uma forma totalmente original, reunindo arte e devoção.

O “Rosário” é um evento pertencente ao calendário da Arquidiocese de Salvador e já está em sua 14ª edição. Tem como diferencial a forma de rezar que se deve ao carisma do Grupo Oração Pela Arte (Opa), responsável por coordenar a atividade.

Por meio de sua didática, o Opa utiliza diversas modalidades artísticas para promover a arte e conduzir os fiéis à oração, tais como o teatro, a música, a dança e as artes plásticas.

Neste dia, os participantes serão convidados a rezar os Mistérios, sendo embalados pelos elementos artísticos que irão compor o ambiente meditativo.

Além disso, os Mistérios serão rezados de forma compacta e encerrarão com a coroação de Nossa Senhora e a bênção final, programada para às 16h30.

A coroação, aliás, será feita este ano por fiéis que representarão diferentes etnias e profissões, bem como por pessoas portadoras de deficiência, significando assim um gesto simbólico à diversidade de dons e à inclusão social.

De acordo com o fundador do Opa e idealizador do evento, Padre Casimiro Irala, o propósito do grupo é transmitir esta oração para locais que necessitam de mais valorização por sua importância histórica para Salvador, uma vez que a difusão do Santo Rosário é vista como a parte principal da proposta.

Os Mistérios serão rezados por crianças, jovens, adultos e idosos. “Os fiéis aceitaram a nossa proposta de evangelizar através da linguagem artística. A Igreja abraçou a proposta”, explicou Ângela Araújo, integrante do Grupo Oração Pela Arte.

O Opa ainda tem a proposta de unir oração e arte para falar da religiosidade e de Deus, sendo também responsável por muitas composições ouvidas atualmente nas celebrações religiosas de todo o Brasil. Algumas delas se tornaram populares, como a melodia da Oração de São Francisco, de autoria do próprio Padre Irala. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas