Gaudium news > Festa de São Francisco de Assis é celebrada na Terra Santa

Festa de São Francisco de Assis é celebrada na Terra Santa

Jerusalém – Israel (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) A Custódia da Terra Santa, instituição franciscana encarregada do cuidado e serviço pastoral dos Santos Lugares, celebrou com uma Missa Solene a Festa de São Francisco de Assis. A Eucaristia foi concelebrada por vários prelados da Terra Santa entre os quais se contam o Custódio da Terra Santa e o superior da comunidade dos Padres Dominicanos, Padre Martin Staszak, que de acordo com a tradição que une as duas comunidades pregou a homilia da festa.

Festa de São Francisco de Assis é celebrada na Terra Santa.jpg

O Padre Staszak exaltou o carisma particular da humildade de São Francisco, que “não tinha outra coisa para oferecer do que a absoluta pobreza”, que “colocou sua existência nas mãos de Deus”, “buscando a Deus como a origem de tudo”. Esta disposição especial do “Poverello” manifestou uma mensagem de grande importância para a vida espiritual. “São Francisco viveu a missão da Igreja em sua plenitude. Ele nos recorda que nosso Reino não está neste mundo. Nossa origem e propósito é Deus”, indicou o pregador.

A Liturgia começou com o canto de hinos latinos e a procissão dos prelados e sacerdotes, encabeçada pela Cruz de São Damião, o venerado ícone desde onde Cristo falou a São Francisco para pedir-lhe que reconstruísse sua Igreja. Entre os prelados presentes se encontrava Dom Pierbattista Pizzaballa, Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Giuseppe Lazzarotto, Núncio Apostólico em Israel, Dom Joseph Jules Zerey, Vigário Patriarcal Greco Melquita e Dom Kamal Bathish, Bispo auxiliar emérito do Patriarcado Latino de Jerusalém.

O Padre Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, agradeceu ao Padre Staszak por sua presença, que honra a amizade das comunidades, cuja fundação se deu na mesma época. O prelado também agradeceu aos Cônsules Gerais da França, Itália, Bélgica e Espanha, que estiveram presentes na celebração. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas