Gaudium news > Último livro do Papa Bento XVI é traduzido para o espanhol

Último livro do Papa Bento XVI é traduzido para o espanhol

Madri – Espanha (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) Esta semana começou a circular nas livrarias de língua espanhola o último livro do Papa emérito Bento XVI, que leva como título “Bento XVI – Últimas conversas com Peter Seewald”.

Último livro do Papa Bento XVI é traduzido para o espanhol.jpg

O livro recolhe conversas entre o Papa Ratzinger e Seewald antes e depois de sua renúncia. “Pude renunciar porque a calma havia retornado a esta situação. Não cedi a nenhuma pressão, nem fui incapaz de manejar estas coisas”, diz em um dos trechos o Papa.

O livro é o primeiro balanço na história que um Pontífice dedica ao seu passado. Evidentemente o tema da renúncia ocupa um lugar principal na obra. “tinha claro que a renúncia devia produzir-se em um momento que permitisse ao novo Papa dispôr de algum tempo antes da viagem ao Rio de Janeiro”. Suas palavras revelam ao homem Joseph Ratzinger e ao pastor Bento XVI e a partir de ambos fala de diversas questões: de seu sucessor, o Papa Francisco; de assuntos polêmicos de seu papado, como o caso do Vatileaks, de decisões e reformas difíceis.

Mas também fala de seu passado distante -sua infância, sua vocação, seus estudos, a guerra- e sua missão no Vaticano: viagens e encontros; negligências e problemas; seus acertos e seus tropeços: “Quanto mais próximo estou do rosto de Deus, tanto mais percebo quantas coisas podia ter feito melhor”.

Para Seewald, o livro tem o valor de aprofundar na humanidade desconhecida de seu protagonista, a primeira pessoa a qual se outorga o título de ‘Papa emeritus’, e que agora vive no silêncio e oração.

“Bento XVI foi um grande Papa: grande pela força e penetração de seu intelecto, grande por sua importante contribuição à teologia, grande por seu amor à Igreja e aos seres humanos, grande por sua virtude e religiosidade. Seu espírito aparecerá de geração em geração cada vez maior e mais potente”, diz. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas