Gaudium news > Viagem do Papa a Fátima: preparações começam logo

Viagem do Papa a Fátima: preparações começam logo

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 13-10-2016, Gaudium Press) A visita do Papa Francisco a Portugal, em 2017, será uma “peregrinação mariana no centenário das aparições”.

Viagem do Papa a Fátima preparações começam logo.jpeg

Foi o que afirmou em Fátima o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Durante uma conferência de imprensa concedida a jornalistas, o Cardeal não quis detalhar aspectos da viagem de Francisco. Mas, ele admitiu que existe um grande interesse nesses detalhes por onde esteve até agora, em Portugal.

“Há um grande desejo de que o Papa venha”, admitiu o Secretário de Estado Vaticano, contudo, até este momento, firmou, “está tudo por pensar e por organizar, segundo a vontade do Santo Padre”.

Visita do Papa e Centenário

“A razão pela qual o Papa vem o Portugal são os 100 anos das aparições, por isso é que foi convidado”, observou.

Francisco “quer concentrar-se nesta celebração” na Cova da Iria, partilhando com os peregrinos “a devoção e a mensagem de Fátima, que está muito presente no seu magistério”.

Preparação da visita

Embora a cidade de Fátima já esteja habituada e tenha “capacidade de acolhimento e de resposta em tempo breve”, uma visita pontifícia exige “preparação adequada, disse o Cardeal .

Ele acrescentou também que é preciso esperar respostas “mais detalhadas”, que não deverão “demorar muito”.

“Sabemos que o Papa virá aqui”

“Sabemos que o Papa virá aqui”, insistiu o purpurado, falando numa “grande alegria”. E afirmou que, de regresso a Roma, quer falar “desta experiência” de presidir à peregrinação com o Papa.

“Se dali nasce qualquer coisa, não sei”, mas, prosseguiu o Cardeal Parolin, afirmando que Fátima é um Santuário que sempre considerou como “muito carinho” e um “ponto de referência” da sua espiritualidade mariana.

Visitas de Papas

Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, foi quem apresentou o cardeal italiano e manifestou a “alegria e honra” do Santuário por contar com a presença do secretário de Estado do Vaticano.

Foi lembrado que Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas