Gaudium news > Jesuítas elegem novo Superior Geral

Jesuítas elegem novo Superior Geral

Roma – Itália (Sexta-feira, 14-10-2016, Gaudium Press) A Companhia de Jesus, Jesuítas, anunciou hoje, 14 de outubro, que foi escolhido o seu novo Superior Geral.

Jesuítas elegem novo Superior Geral.jpg

Após a eleição ocorrida nessa manhã, o preferido pelos eleitores foi o sacerdote venezuelano Padre Arturo Sosa.

Padre Arturo Sosa

Padre Arturo Sosa tem 67 anos. Nasceu a 12 de novembro de 1948, em Caracas, capital da Venezuela.

A partir de agora ele passa a ser o responsável pelos Jesuítas em todo o mundo. Sua escolha aconteceu durante o desenrolar da 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus que teve seu início no último dia 03 de outubro.

O novo Superior Geral será o 30.º sucessor de Santo Inácio de Loiola que fundou a Companhia de Jesus no ano de 1540.

Assim que foi conhecido resultado da eleição, o nome do novo superior geral foi comunicado ao Papa Francisco, primeiro Pontífice Romano pertencente à Companhia de Jesus.

O Padre Sosa, que é doutorado em Ciências Políticas, trabalhava atualmente em Roma, como membro do conselho da Companhia de Jesus, junto ao padre Adolfo Nicolás, anterior superior.

Congregação Geral

As Congregações Gerais realizam-se quando é preciso eleger um novo superior geral ou quando o Superior Geral (responsável mundial pelos Jesuítas) precise tomar decisões de grande importância para os rumos da Companhia.

A 36.ª Congregação Geral reuniu 215 jesuítas oriundos de 62 países. e foi convocada pelo anterior superior geral, padre Adolfo Nicolás, que, embora o cargo de Superior Geral seja vitalício, em 2014 já havia anunciado a decisão de renunciar a ele, quando chegasse ao limite de idade.

A Companhia de Jesus é a ordem religiosa com maior número de sacerdotes e irmãos da Igreja Católica. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas