Gaudium news > Papa envia 100 mil dólares para vítimas de furacão no Haiti

Papa envia 100 mil dólares para vítimas de furacão no Haiti

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 14-10-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco enviará 100 mil dólares para o flagelado Haiti, recentemente açoitado pelo furacão “Matthew” que já causou pelo menos mil mortos e deixou milhares de desabrigados.

A Rádio Vaticano informou que a ajuda Papal deverá ser enviado através do Conselho Pontifício “Cor Unum”, o organismo que coordena e promove as iniciativas solidárias da Santa Sé.

Esta será “uma primeira e imediata expressão” da “proximidade espiritual” do Papa com as vítimas da catástrofe e também levar “às pessoas e territórios atingidos” o “encorajamento paterno” do Santo Padre.

Origem e destino da contribuição

Inserida numa rede de apoios que foi “ativada em toda a Igreja Católica, a começar pelas diversas conferências episcopais e organismos de caridade”, esta contribuição vai ser “destinada às dioceses haitianas mais afetadas”.

Desde o início da dos castigos naturais que assolam o país caribenho, a organização católica Caritas, do Haiti, lançou em parceria com a Caritas Internacional uma campanha de emergência tendo em vista “socorrer duas mil e 700 famílias, também comprar e distribuir bens de primeira necessidade”.

História trágica

Em 2010 o Haiti foi atingido por um grande terramoto que provocou por volta de 300 mil mortos e afetou mais de um milhão e meio de pessoas, entre desalojados e flagelados.

Agora, passados seis anos, ainda sem recuperar da tragédia anterior, o povo haitiano, novamente, é provado e açoitado pelas forças invencíveis da natureza.

Audiência Pública

Na Audiência mais recente com os peregrinos, na quarta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco falou destas catástrofes e do cuidado que se deve ter para evita-las.

“Encorajo todos a unirem esforços na preservação desta nossa casa comum, através da promoção de uma cultura de prevenção, através dos novos conhecimentos adquiridos, para assim reduzir o risco das populações mais vulneráveis”, salientou Francisco em suas palavras. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas