Gaudium news > Igreja de Juiz de Fora institui seminaristas aos ministérios de acólito e leitor

Igreja de Juiz de Fora institui seminaristas aos ministérios de acólito e leitor

Juiz de Fora – Minas Gerais (Sexta-feira, 14-10-2016, Gaudium Press) Em cerimônia solene na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira instituiu três seminaristas aos ministérios de acólito e leitor.

Arquidiocese de Juiz de Fora institui seminaristas aos ministérios de acólito e leitor.jpg

Na ocasião, receberam os ministérios Felipe de Castro Costa, Fernando Augusto Martins da Silva e Samuel Carlos Moreira. Os três estão concluindo o Curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e agora, se preparam para receber a ordem diaconal no próximo ano e, em seguida, a presbiteral.

Além deles, o também seminarista Bil Jonatas e o diácono Miguel Souza Lima Campos fizeram, nesta mesma celebração, a profissão de Fé e o juramento de fidelidade. No próximo dia 13 de novembro, eles serão ordenados, respectivamente, diácono e presbítero.

O primeiro passo a caminho do sacerdócio

Dom Gil ressaltou que o dia 11 de outubro, véspera da celebração do dia da Padroeira do Brasil e data em que se lembrou São João XXIII, foi especial para celebrar, agradecer e rezar por todos os vocacionados.

Em seguida, o prelado comentou este primeiro momento na vida dos três seminaristas que estão trilhando os passos rumo ao sacerdócio. “A nossa Arquidiocese de Juiz de fora se alegra conferindo os ministérios litúrgicos a três seminaristas. É o primeiro passo deles a caminho do sacerdócio”, disse.

Ministérios para servir o altar e anunciar a Palavra de Deus

Por sua vez, o Reitor do Seminário Santo Antônio, Padre Geraldo Dondici, não escondeu sua alegria ao falar sobre aquela celebração, que está inserida também nas comemorações dos 90 anos do Seminário.

O sacerdote aproveitou a ocasião para explicar a importância dos ministérios instituídos. “O acolitato e o leitorato são muito importantes, porque são os ministérios para servir o altar e anunciar a Palavra de Deus, o que já coloca esses seminaristas ligados ao Mistério Eucarístico, que é o mais importante na vida do padre”.

Semana Missionária dos seminaristas

A celebração de instituição dos ministérios de acólito e leitor marcou também a abertura da Semana Missionária dos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora nas cidades mineiras de Chácara e Santa Rita de Jacutinga.

Desde quarta-feira, dia 12, até o dia 16 de outubro, os seminaristas alunos dos cursos de Filosofia, Teologia e do Propedêutico realizam missões nesses locais, evangelizando e transmitindo aos moradores a Palavra de Deus. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Juiz de Fora

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas