Gaudium news > Papa Francisco: idosos são um “tesouro precioso”

Papa Francisco: idosos são um “tesouro precioso”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-10-2016, Gaudium Press) Nesse sábado, 15/10, quando o Papa recebeu no Vaticano representantes da Associação Nacional Trabalhadores Idosos, o Pontífice considerou a terceira idade um “tesouro precioso” e “indispensável”.

Diante de milhares de pessoas representantes da chamada terceira idade, Francisco reafirmou que a Igreja olha para as pessoas idosas com afeto, gratidão e grande estima. Os idosos fazem parte essencial da comunidade cristã e da sociedade: eles representam as raízes e a memória de um povo.

Para o Papa, a maturidade dos idosos e sabedoria acumulada ao longo dos anos, “pode ajudar os mais jovens, apoiando-os no caminho do crescimento e abertura ao futuro, em busca do seu caminho”.

Encerramento da Festa dos Avós

O encontro com o Papa Francisco representou o ápice e o encerramento da Festa dos Avós 2016, organizada pela “Fundação Senior Italia à qual aderiu a Anla Onlus: com grande entusiasmo chegaram a Roma de todas as partes da Itália e também do exterior, com o convite do Papa a “não parar de remar” porque “precisamos dos sonhos dos avós, e de escutar esses sonhos”, disse um dos organizadores.

Olhar de afeto

No seu discurso o Papa Francisco demostrou alegria em poder viver junto com eles este dia de reflexão e oração, inserido no contexto da Festa dos Avós.

O Papa afirmou que manifestava seu apreço pelos que enfrentaram dificuldades e desconforto para estar aqui neste encontro; e ao mesmo tempo estou próximo a todas as pessoas idosas, sozinhas e doentes, que não puderam sair de casa, mas que se unem a nós espiritualmente:

“A Igreja olha para as pessoas idosas com afeto, reconhecimento e grande estima. Elas são parte essencial da comunidade cristã e da sociedade, em particular representam as raízes e a memória de um povo.
Vocês são uma presença importante, porque a sua experiência constitui um tesouro precioso, indispensável para olhar o futuro com esperança e responsabilidade. A sua maturidade e sabedoria, acumuladas nos anos, podem ajudar os mais jovens, sustentá-los no caminho do crescimento e da abertura ao futuro, na busca de seu caminho”.

Provações e confiança em Deus

Disse Francisco: os idosos, de fato, testemunham que, também nas provações mais difíceis, nunca se deve perder a confiança em Deus e no futuro melhor.

Eles são como árvores que continuam dando frutos: Não obstante o peso dos anos, podem dar sua contribuição original por uma sociedade rica de valores e por uma afirmação da cultura da vida.

Ajuda e serviço aos outros

O Papa Francisco recordou que não são poucos os idosos que dedicam o seu tempo e seus talentos que Deus lhes deu, abrindo-se à ajuda e apoio aos outros:

“Quantos avós cuidam dos netos, transmitindo com simplicidade aos pequenos a experiência de vida, os valores espirituais e culturais de uma comunidade e de um povo! Nos países que sofreram uma grave perseguição religiosa, foram os avós que transmitiram a fé às novas gerações, conduzindo as crianças a receberem o Batismo num contexto de clandestinidade sofrida”.

Vocação: Testemunhar valores

Os idosos têm a missão de testemunhar os valores que realmente contam e que permanecem para sempre, porque estão inscritos no coração de cada ser humano e são garantidos pela Palavra de Deus, disse Francisco.

Como pessoas da terceira idade, -acrescentou ainda o Papa-, vocês, ou melhor, nós, porque eu também faço parte dessa categoria, somos chamados a trabalhar por um desenvolvimento da cultura da vida, testemunhando que cada estação da existência é um dom de Deus e tem a sua beleza e a importância mesmo se marcadas por fragilidades.

Vitalidade, memória e sabedoria

“Queridos avôs e queridas avós, obrigado pelo exemplo que vocês oferecem de amor, dedicação e sabedoria.
Continuem testemunhando com coragem esses valores! Que não falte para a sociedade o seu sorriso e o brilho bonito de seus olhos! Eu os acompanho com a minha oração, e vocês também não se esqueçam de rezar por mim”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas