Gaudium news > V Congresso da Cultura Cristã é celebrado na Polônia

V Congresso da Cultura Cristã é celebrado na Polônia

Lublin – Polônia (Terça-feira, 18-10-2016, Gaudium Press) Entre os dias 13 a 16 de outubro foi realizado na Universidade Católica de Lublin, Polônia, o V Congresso da Cultura Cristã. O evento contou com a visita do Presidente do Conselho Pontifício da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, que ressaltou que essa era uma oportunidade para se aprofundar a partir da academia a herança cristã na cultura. “A ideia era colocar em relevo o que distingue o homem das demais criaturas e a resposta à pergunta, quais são as bases mais profundas da dignidade inalienável do ser humano e os direitos da pessoa humana?”, comentou o Arcebispo de Lublin, Dom Stanislaw Budzik em uma entrevista à agência KAI.

V Congresso da Cultura Cristã é celebrado na Polônia.jpg

“Não há nada que proteja tão efetivamente ao homem da degradação e a manipulação como o humanismo cristão, baseado na crença de que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e redimido por Cristo”, acrescentou o prelado. O Arcebispo indicou que o tema é uma continuação do último Congresso realizado em 2012 e está relacionado com a parte central da Doutrina da Igreja sobre o homem. “A liberdade é, como diz São João Paulo II, uma medida da dignidade e a grandeza do homem, a possibilidade de seu desenvolvimento espiritual e uma medida da renovação moral das nações”, indicou.

Dom Budzik afirmou que a liberdade humana tem sua fonte e fundamento em Cristo, Redentor do homem. Ele pessoalmente “revelou que a condição da autêntica liberdade é a aceitação franca e aberta da Verdade, Ele proclamou que a liberdade se realiza no amor”, recordou o prelado. “Cada escravidão provem da rejeição ou da falsificação da verdade”. Por este motivo, o propósito da vida e o trabalho é chegar a conhecer a verdade de Cristo.

O prelado destacou a importância da cultura cristã na Europa como fonte e orientação para o futuro. “O cristianismo é um elemento essencial da identidade europeia”, assegurou o Arcebispo. “São João Paulo II advertiu que a Europa perderá sua identidade e perderá de vista seu papel inspirador no contexto da civilização mundial, se não abrir suas fronteiras, os sistemas econômicos e políticos, os extensos campos de desenvolvimento e a cultura, à força libertadora de Cristo”. (EPC)

Com informações da KAI

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas