Gaudium news > Campanha para a Evangelização reforça o compromisso com a missão da Igreja

Campanha para a Evangelização reforça o compromisso com a missão da Igreja

Redação (Quarta-feira, 19-10-2016, Gaudium Press) Em meio à preparação para a celebração do Natal, o período litúrgico ganha uma especial motivação com a reflexão e o aprofundamento do compromisso dos fiéis e das comunidades na missão de Evangelizar. Através destes aspectos, a Campanha para a Evangelização (CE), promovida pela CNBB, traz neste ano o seguinte lema: “Ele está no meio de nós”.

Campanha para a Evangelização reforça o compromisso com a missão da Igreja.png

A abertura da CE

Costumeiramente, é realizada na Festa do Cristo Rei, encerramento do Ano Litúrgico. Neste ano, será no dia 20 de novembro. Já a conclusão acontece no terceiro domingo do Advento, em 11 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a coleta para a ação evangelizadora no Brasil.

Texto motivacional

Neste documento, encontra-se a seguinte explicação: “A Campanha da Evangelização deseja suscitar um renovado amor missionário nos fieis. Assim, seguindo o exemplo do Pai das misericórdias, que saiu ao encontro dos dois filhos que necessitavam de acolhimento e compreensão, todos anunciarão ao mundo que, não obstante nossas faltas e desmerecimentos, somos profundamente amados pelo Pai e podemos fazer a experiência da presença do Senhor no meio de nós”.

Seguir o exemplo das primeiras comunidades

Além disso, a Campanha para a Evangelização segue o exemplo das primeiras comunidades às quais São Paulo recomendava que os que têm se enriqueçam de boas obras, deem com prodigalidade e repartam com os demais (Cf. 2Cor 8-9).

A criação da CE se deve ainda à inspiração de católicos generosos de várias partes do mundo. No caso dos alemães, ingleses e espanhóis, por exemplo, campanhas semelhantes angariam recursos não apenas para a evangelização dos seus próprios países, mas também para auxiliar projetos evangelizadores nos lugares mais necessitados.

As primeiras edições da Campanha

Com a coordenação de Dom Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales, no interior paulista, uma comissão da CNBB ficou a cargo das primeiras edições da Campanha, que posteriormente foi associada à administração da Campanha da Fraternidade.

“Lentamente esta campanha vai se inserindo na tradição, motivando para os verdadeiros objetivos para os quais foi pensada: levar a Igreja a assumir sua responsabilidade missionária, a começar pelo próprio Brasil”, afirmou Dom Demétrio.

Materiais

Os subsídios da Campanha para a Evangelização estão disponíveis para download. Neste material, foi preparado o texto motivacional, o cartaz e a oração da CE.

O cartaz deste ano, aliás, convida os fiéis à reflexão do dinamismo evangelizador que nasce da experiência que a comunidade de fé faz ao contemplar, no Menino Jesus, o Emanuel, o Deus conosco.

“Nele, o Papa Francisco nos convida a enxergar além do que vemos, percebendo as necessidades materiais e espirituais dos filhos e das filhas da Igreja. Isso, contudo, só será possível se nos abrirmos à compreensão do ‘Emanuel’ anunciado pelo evangelista Mateus”, motiva o texto da Campanha.

Como surgiu a CE

A ideia da Campanha para a Evangelização surgiu em 1997, através de uma Assembleia Geral da CNBB, mas somente foi iniciada em 1998. A iniciativa mantém desde tempos o intuito de favorecer a vivência do período litúrgico do Advento, bem como mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação do trabalho missionário no Brasil.

A ação, inclusive, considera a ajuda para dioceses de regiões mais necessitadas.

Outro fator importante da Campanha é o despertar dos discípulos missionários para o compromisso evangelizador, assim como para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas