Gaudium news > Instalada no interior paulista a Diocese de Votuporanga

Instalada no interior paulista a Diocese de Votuporanga

Votuporanga – São Paulo (Segunda-feira, 24-10-2016, Gaudium Press) A instalação da Diocese de Votuporanga e a posse do primeiro bispo, Dom Moacir Aparecido de Freitas, ocorreram neste último sábado, 22 de outubro. Na ocasião, estiveram presentes na celebração mais de 30 bispos, cerca de 150 padres, diáconos e seminaristas, além de aproximadamente 3 mil fiéis.

Instalada no interior paulista a Diocese de Votuporanga.jpg

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani D’Aniello, também compareceu aos festejos em Votuporanga. Aliás, é a segunda vez que a cidade paulista recebe a visita de um representante diplomático permanente da Santa Sé. A primeira foi em 1960, quando Dom Armando Lombardi visitou o município por ocasião da criação da Diocese de Jales.

As celebrações tiveram início à tarde, em Tanabi, primeira cidade da nova diocese, onde o Núncio Apostólico no Brasil e Dom Moacir Aparecido de Freitas foram acolhidos pelas autoridades locais.

Depois, eles chegam à Votuporanga, onde foram recebidos na porta da Sé Catedral pelo Padre Gilmar Margotto. Por fim, entraram na Igreja Matriz abençoando os fiéis presente no templo. Por lá, permaneceram alguns instantes em oração diante do sacrário.

A Santa Missa de Instalação da nova diocese e posse do primeiro bispo diocesano aconteceu em duas partes. Na primeira, a cerimônia foi presidida por Dom Moacir Silva. Já a segunda, ficou a cargo de Dom Moacir de Freitas.

O processo de criação da Diocese de Votuporanga teve início em 2010, quando a comissão formada pelos padres Gilmar Margotto, Carlos Rodrigues e Edemur Alves (in memoriam), com a anuência do então bispo diocesano, Dom Paulo Mendes, começaram os levantamentos históricos, geográficos, sócio-econômicos e religiosos da região.

Em 20 de julho deste ano, o Papa Francisco criou a Diocese de Votuporanga e nomeou seu primeiro bispo, Dom Moacir Aparecido de Freitas, então pároco na Diocese de São Carlos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Votuporanga

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas