Gaudium news > Portugal: Bispos católicos de rito oriental encerram Encontro realizado em Fátima

Portugal: Bispos católicos de rito oriental encerram Encontro realizado em Fátima

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 25-10-2016, Gaudium Press) Os bispos europeus de rito oriental, que se reuniram este ano em Portugal, lançaram ao final do Encontro um apelo pelo fim da violência e da guerra na Ucrânia e Oriente Médio:

“Neste momento histórico, estamos próximos dos que são duramente afetados por causa da violência e da guerra que continuam a flagelar muitos povos, em particular a Ucrânia e o Médio Oriente”, diz uma parte resumida do comunicado final do encontro que se encerrou no domingo, 23/10, e que se desenvolveu em Fátima, desde o dia 20.

A iniciativa dos bispos católicos de rito oriental foi promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e neste ano contou com a presença de participantes de países ocidentais, como Portugal, França, Alemanha e Itália.

Boas relações entre oriente e ocidente

O presidente do CCEE, cardeal Angelo Bagnasco, informou que hoje existem: “Há sacerdotes de lá que vêm ajudar aqui, apoios que se trocam, experiências. É um caminho muito bonito que há que continuar”, disse o arcebispo de Génova que elogiou a forma de “viver e pensar a fé” nos cristãos orientais, a sua Liturgia, o seu “sentido místico”.

Para o cardeal, é urgente unir forças e ajudar os cristãos no Médio Oriente, “sobretudo fazendo entender às autoridades que os católicos não estão sós no Oriente”, que existe uma “rede de relações”.

O Encontro dos Bispos

O encontro dos bispos das Igrejas Católicas de Rito Oriental na Europa contou com a participação, como convidado especial, do patriarca sírio Gregório III Laham.

A sessão de abertura, que foi em Lisboa, contou com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.

Após a abertura do Encontro, os 57 bispos participantes seguiram para Fátima para darem prosseguimento aos trabalhos que foram realizados reservadamente, a portas fechadas, estando participando também das reuniões o Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé), cardeal Leonardo Sandri, o arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, e o núncio apostólico em Portugal, Dom Rino Passigato.

Conclusão

A iniciativa dos Bispos europeus do Rito Oriental concluiu com uma celebração litúrgica presidida pelo arcebispo greco-católico de Kiev, não Ucrânia, Dom Sviatoslav Shevchuk, que foi realizada na Basílica da Santíssima Trindade, tendo sido realizada a passagem pela Porta Santa da Misericórdia. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas