Gaudium news > Abertura do Conselho Permanente da CNBB recorda Mês Missionário

Abertura do Conselho Permanente da CNBB recorda Mês Missionário

Brasília (Quarta-feira, 26-10-2016, Gaudium Press) A 91ª reunião ordinária do Conselho Permanente da CNBB teve início na manhã desta terça-feira, 25 de outubro. Na abertura da cerimônia, realizada na sede da entidade, em Brasília, esteve presente o Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência, Dom Sergio da Rocha, que recordou as motivações do Mês Missionário e destacou o chamado à Igreja para que seja “discípula, missionária e profética”.

Abertura do Conselho Permanente da CNBB recorda Mês Missionário.jpg

“Não é possível ser Igreja missionária sem atitude de discipulado”, disse Dom Sergio, comentando a missão eclesial de anunciar a palavra, observado os sinais dos tempos durante reflexão sobre a leitura do Evangelho.

Além disso, o presidente da CNBB contextualizou o chamado missionário na proposta do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, como tem feito nas últimas celebrações de abertura das reuniões com os bispos na entidade. Segundo ele, a Igreja deve ser “misericordiosa, mãe acolhedora e casa de portas abertas”.

Ao final da celebração, Dom Sergio rogou a Deus que neste Conselho Permanente, de forma fraterna, os bispos possam contribuir para a construção de uma Igreja missionária, discípula, “mas que se expressa misericordiosa e profética”.

Mês das Missões

Durante a celebração de abertura, os bispos recordaram o Mês Missionário, que tem a Campanha promovida pela Igreja neste ano e propõe como tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Na recordação da vida, o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, lembrou que “o projeto do criador é maravilhoso, mas encontra-se ameaçado. Em nossa Casa Comum, tudo está interligado como uma única família. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações”.

Conselho

O encontro teve início nesta terça-feira e prossegue até quinta-feira, dia 27 de outubro, e conta com a participação da Presidência da CNBB, bem como dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, dos representantes dos 18 regionais da entidade e de coordenadores de organismos vinculados à Conferência.

Ao longo deste período, os bispos irão abordar a pauta da 55ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 26 de abril a 5 de maio de 2017, em Aparecida, temas como a Comissão para assessoria das causas de beatificação e canonização, sugestões para vivência do Ano Nacional Mariano e comunicações dos regionais e das Comissões Episcopais.

A Presidência da CNBB aproveitará a ocasião para fazer um relato sobre a visita ao Papa Francisco, ocorrida na última semana.

A reunião também contará com a apresentação do texto-base da Campanha da Fraternidade 2017 e a discussão de outros temas relevantes para a atuação pastoral da Igreja. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas