Gaudium news > ‘Holywins’, a alternativa na qual a Santidade vence

‘Holywins’, a alternativa na qual a Santidade vence

Madri – Espanha (Sexta-feira, 28-10-2016, Gaudium Press) Reações no mundo inteiro contra um particular estilo ‘dark’ e com frequência sinistro de celebrar a Véspera de Todos os Santos, mundialmente conhecida como ‘Halloween’: diversas Dioceses estão promovendo o ‘Holywins’, expressão que mais ou menos quer dizer ‘a santidade ganha’.

Em Cádiz e Ceuta, Espanha, a Arquidiocese sugere fantasiar as crianças “de algum santo, de modo simples e alegre”. E apresenta exemplos de como revesti-los de anjos, santos, apóstolos e outros habitantes do céu. Dessa forma visa preservar a inocência dos infantes, ameaçada por zombies, fantasmas, vampiros, bruxas, e todo tipo de habitantes da escuridão. Para que o ‘Halloween’ não seja uma reunião do inferno, mas uma festa do céu.

As propostas concretas de fantasias, por exemplo de “Nossa Senhora”, sugere um “manto azul e túnica branca com o rosário”. Mas também estão os anjos, os santos, os apóstolos (São Pedro com as chaves; São Paulo, com a espada), Santa Teresinha do Menino Jesus, Madre Teresa de Calcutá, os Pastorinhos de Fátima, etc.

Mas não é só em Cádiz, mas também em Alcalá de Henares, Getafe, Cartagena, Ciudad Rodrigo, e outras onde paróquias estão promovendo o ‘Holywins’.

São convidadas principalmente as crianças que frequentam as igrejas, seja nos diversos ofícios ou nas preparações para os sacramentos através do catecismo. Mas a convocatória é universal. As diversas paróquias apresentam um programa especial para acolher as crianças nesse dia.

“Os Santos são nossos super-heróis, porque são como nós mas se superaram a si mesmos”, afirma o pároco da igreja do Salvador, em Ciudad Rodrigo, Padre Rodríguez, que convida aos jovens a disfarçarem-se de Santos ou religiosos de sua escolha.

Não é só na Espanha

No Brasil a Arquidiocese de Porto Alegre prepara uma atividade para o sábado, 05 de novembro, com adoração, confissões, show infantil (‘Holy Kids’) e concerto para crianças. Na Colômbia, a Arquidiocese de Barranquilla celebrará a “Noite Branca”, enfatizando que esse será o Dia dos Anjos. Iniciativas similares ocorrem também no Peru e na Polônia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas