Gaudium news > Assim devemos orar pelas Almas do Purgatório

Assim devemos orar pelas Almas do Purgatório

Redação (Sexta-feira, 28-10-2016, Gaudium Press) No próximo dia 02 de novembro a Igreja comemorará aos Fiéis Defuntos, sendo uma oportunidade para orar de modo especial por aqueles que nos precederam no caminho até o céu e no encontro na Casa do Pai. Uma maneira de interceder por eles é através da sã oração pelas benditas Almas do Purgatório.

Mas o que diz a Igreja à respeito?

O Catecismo da Igreja Católica no capítulo terceiro da Primeira Parte, referido à Profissão da Fé, fala da purificação final ou Purgatório que os defuntos passaram antes de chegar ao céu.

Assim devemos orar pelas Almas do Purgatório.jpg

“Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, ainda que estão seguros de sua eterna salvação, sofrem depois de sua morte uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu”, diz o Catecismo.

Também recorda que a Igreja deu por nome “Purgatório” a aquela purificação final que passaram os filhos de Deus falecidos que sim estão em amizade com Deus, que é muito diferente ao inferno ao qual chegam os condenados que morrem em inimizade com Deus.

“Respeito a certas faltas ligeiras é necessário crer que, antes do juízo, existe um fogo purificador, segundo o qual afirma Aquele que é a Verdade, ao dizer que se alguém pronunciou uma blasfêmia contra o Espírito Santo, isto não lhe será perdoado nem neste século, nem no futuro (Mt 12, 31). Nesta frase podemos entender que algumas faltas podem ser perdoadas neste século, mas outras no século futuro (São Gregório Magno, Dialogi 4, 41, 3)”, diz a doutrina da Fé relativa ao Purgatório, segundo os Concílios de Florença e de Trento.

Além disso, o Catecismo se refere à sã prática da oração pelos fiéis defuntos, recordando que desde os primeiros tempos a Igreja honrou sua memória e ofereceu sufrágios em seu favor, de modo especial, o santo sacrifício da Eucaristia, “para que, uma vez purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus”.

Não em vão uma das Obras de Misericórdia, a qual estamos chamados a praticar de modo particular neste Ano da Misericórdia, é a de orar a Deus pelos vivos e pelos defuntos.

Além disto, a Igreja também recomenda as esmolas, as indulgências e obras de penitência em favor dos falecidos.

A visão mística de Santa Gertrudes

Também de acordo com uma tradição, em uma visão mística que teve Santa Gertrudes a Grande -religiosa beneditina propagadora da devoção ao Sagrado Coração-, Nosso Senhor Jesus Cristo lhe apresentou entregando-lhe uma oração e assinalando-lhe que quem a reze poderá liberar mil almas do Purgatório.

Esta é a oração:

Pai eterno, eu te ofereço o preciosíssimo sangue de teu Divino Filho Jesus, em união com as Missas celebradas hoje em dia através do mundo por todas as benditas almas do purgatório por todos os pecadores do mundo. Pelos pecadores na igreja universal, por aqueles em própria casa e dentro de minha família. Amém. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas