Gaudium news > Restauração na Catedral de Santiago de Compostela permite descobrir escultura perdida

Restauração na Catedral de Santiago de Compostela permite descobrir escultura perdida

Restauração na Catedral de Santiago de Compostela permite descobrir escultura perdida 1.jpg

Santiago de Compostela – Espanha (Segunda-feira, 31-10-2016, Gaudium Press) Uma imagem medieval que poderia corresponder a um dos Profetas do Antigo Testamento e que fez parte da fachada do Pórtico da Glória da Basílica Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, foi descoberta durante os trabalhos de restauração da torre sul do templo. A inesperada descoberta foi anunciada no dia 21 de outubro pelo diretor da Fundação Catedral, Daniel Lorenzo.

Restauração na Catedral de Santiago de Compostela permite descobrir escultura perdida 2.jpg

A imagem de pedra se encontra em muito bom estado, mas seu rosto foi retirado ao descartá-la tal como era costume nos inícios do século XVI, quando se desmontou a fachada medieval para substituí-la por outra. A efígie foi enterrada respeitosamente em um espaço na base da torre sul, onde permaneceu até os trabalhos atuais de restauração.

Até o momento se pode recuperar oito imagens do pórtico do templo da fachada medieval, as quais se encontravam pintadas e se encontravam junto às imagens atuais mas que não puderam adaptar-se ao projeto da nova fachada. As imagens se conservam no Museu Catedralício e fazem parte de um programa de conservação e restauração que inclui sua reconstrução virtual.

“Neste programa se abordou pela primeira vez a recuperação dos valores materiais e imateriais do conjunto do Pórtico da Glória, partindo da consideração de que esta obra emblemática da história da arte faz parte indissolúvel da fachada ocidental do templo”, explica a apresentação oficial da iniciativa. “O Pórtico possui um potente valor simbólico e litúrgico como lugar de culto e peregrinação, mas é ainda um dos destinos turísticos mais destacados a nível internacional”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas