Gaudium news > Seminário é o “espaço de misericórdia e de descoberta da vocação”, define Bispo de Aveiro

Seminário é o “espaço de misericórdia e de descoberta da vocação”, define Bispo de Aveiro

Aveiro – Portugal (Quinta-feira, 03-11-2016, Gaudium Press) Em nota Pastoral intitulada ‘Seminário, espaço de misericórdia e de descoberta da vocação’, o bispo de Aveiro apresenta o seminário como sendo “um dos bens mais preciosos” de uma diocese. Para ele, “a tarefa das vocações diz respeito” a todos na diocese.

Seminário é o espaço de misericórdia e de descoberta da vocação, define Bispo de Aveiro.JPG

Dom Antônio Moiteiro afirma em sua nota que “Enquanto crentes e chamados a difundir o dom da fé e a promover a disponibilidade ao chamamento de Deus e da sua Igreja, não podemos deixar de refletir sobre as nossas responsabilidades”.

Semana dos Seminários

O bispo de Aveiro em sua nota pastoral dedicada à Semana dos Seminários, que deverá ser realizada de 06 a 13 de novembro, destaca que o seminário, é “o coração da Diocese”, representa para a Igreja local “um dos bens mais preciosos”.

O prelado exorta “todas as famílias e comunidades” a deixarem-se mover pela “misericórdia de Deus tendo em vista as necessidades” do Seminário de Aveiro e assinala que todos são “chamados a cultivar uma cultura vocacional em toda a Diocese e em cada uma das comunidades cristãs”.

Segundo Dom Antônio, o seminário é o lugar onde os jovens “aprendem a misericórdia do Pai” para depois entregarem-se “ao serviço dos outros”, para isso, foram, recentemente, “renovadas e criadas”, a nível diocesano, estruturas que, “de maneira empenhada e interpeladora, conduzam a um maior envolvimento das estruturas da pastoral”.

‘Movidos pela Misericórdia de Deus’

A Semana dos Seminários 2016, que se inicia no domingo dia 6 e se prolonga até o dia 13 de novembro, tem como tema ‘Movidos pela Misericórdia de Deus’, e por base o Jubileu da Misericórdia.

“Saber-se chamado pessoalmente por Deus é a experiência chave de toda a vocação e de todo o projeto de vida. Este seguimento nasce do encontro pessoal com o Ressuscitado, num dinamismo de conversão, entrega e renúncia”, diz o prelado em sua Nota Pastoral.

Ter vocação concreta: chamado a construir, com esperança, a sua vida no amor

Para encontrar o que agrada a Deus, que é o discernimento, “depende da pessoa e da abertura da sua consciência ao Espírito”, assinala Dom António Moiteiro, “há apenas um caminho”.

“Ser chamado a uma vocação concreta é ser chamado a construir, com esperança, a sua vida no amor. Neste sentido, todos e cada um dos membros da Igreja devem ser mediadores da proposta vocacional”, sublinha o prelado destacando a ação das paróquias e das famílias.

Rezar

O bispo de Aveiro escreve também na sua nota Pastoral que rezar pelo seminário “significa rezar pelos jovens que fazem o seu caminho de discernimento vocacional” e por todos que colocam “a si mesmos o sentido da vida e do seu futuro”.

Por isso a Diocese de Aveiro disponibiliza no seu site da Semana dos Seminários algumas propostas para a vivência deste tempo, que é sobretudo de ação de graças e de oração pelo surgimento de novas vocações, a oração para a semana, uma vigília de oração e um terço vocacional.

Fazem parte do Seminário de Aveiro, a Comunidade residencial do Seminário de Santa Joana Princesa, o Pré-Seminário e o Seminário Maior no Patriarcado de Lisboa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas