Gaudium news > Roma: Jubileu dos encarcerados será nesse fim de semana

Roma: Jubileu dos encarcerados será nesse fim de semana

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-11-2016, Gaudium Press) No Vaticano foi promovida uma conferência coletiva de imprensa que teve como motivação o propósito de tratar do Jubileu dos Encarcerados que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro próximos.

Roma Jubileu dos encarcerados será nesse fim de semana.png

Na ocasião, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, afirmou que o Papa Francisco está muito atento para com a situação dos encarcerados e se preocupa também com a questão da pena de morte no mundo:

“Sabemos que o Papa está muito interessado pelos encarcerados. Em suas viagens apostólicas desejou repetidamente visitar os cárceres e levar uma mensagem de proximidade e esperança”, disse Dom Fisichella.

Por isso, afirmou o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, “no programa do Ano Jubilar não poderia deixar de ter um espaço reservado para eles”.

Por ocasião do Jubileu dos Encarcerados, “a maioria dos prisioneiros são provenientes da Itália, porém, estarão presentes na Basílica de São Pedro também encarcerados vindos de outros países. Eles vão viver o seu próprio Jubileu com o Papa Francisco”.

Revelou-se que o Papa Francisco entrou em contato telefônico com condenados à morte e se interessa pela situação deles.

Quem participará

Dom Fisichella informou aos jornalistas presentes que “foram convidados a participar deste evento em Roma os detidos com seus familiares, os agentes da polícia penitenciária e outros funcionários dos cárceres, os capelães penitenciários e as associações que oferecem assistência dentro e fora dos presídios”.

Segundo dados fornecidos pela Sala de Imprensa da Santa Sé, 4.000 pessoas se inscreveram para o evento. Desses inscritos 1.000 são presidiários provenientes de 12 países do mundo: Inglaterra, Itália, Letônia, Madagascar, Malásia, México, Países Baixos, Espanha, Estados Unidos, África do Sul, Suécia e Portugal.

Jubileu das pessoas socialmente excluídas

Durante a entrevista foi lembrado também aos participantes da coletiva que nos próximos dias 11 e 12 de novembro será celebrado o Jubileu das pessoas socialmente excluídas, ou seja:

“Pessoas que devido a diferentes motivos, da precariedade econômica à diferentes doenças, da solidão à falta de laços familiares, têm dificuldades para se integrar na sociedade, e normalmente são afastados da sociedade, sem um lar ou sem um lugar para viver”, assinalou Dom Rino Fisichella que ainda informou que é esperada para esse evento a presença de 6.000 participantes provenientes da França, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Espanha, Polônia, Itália, Hungria, Eslováquia, Croácia e Suíça.

Números

Segundo informações, desde o começo do Ano Santo, no ano passado, até o último dia 31 de outubro, mais de 19 milhões e 700 mil peregrinos estiveram em Roma para participar do Jubileu da Misericórdia, transpondo a Porta Santa.

Este total deve ser ultrapassado e provavelmente ultrapasse os 20 milhões de peregrinos, uma vez que, como foi lembrado, “o Jubileu ainda não terminou”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas