Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo ganha novos cônegos para o Cabido Metropolitano

Arquidiocese de São Paulo ganha novos cônegos para o Cabido Metropolitano

São Paulo (Terça-feira, 08-11-2016, Gaudium Press) Durante a celebração de Todos os Santos, realizada neste domingo, 6 de novembro, a Catedral Metropolitana de São Paulo acolheu dois novos cônegos catedráticos do Cabido Metropolitano. Padre José Augusto Schramm Brasil, pároco da Paróquia São Geraldo de Perdizes, e o Padre José Renato Ferreira, pároco da paroquia Santo Antônio, na Brasilândia, e diretor da Rádio 9 de Julho, receberam a investidura do título e as insígnias (o barrete e o anel distintivo dos cônegos).

Arquidiocese de São Paulo ganha novos cônegos para o cabido metropolitano.jpg

Com a entrada dos novos membros, o Cabido Metropolitano passa a contar com 21 cônegos: lfredo Nascimento Lima, Antônio Aparecido Pereira, Antônio Manzatto, Celso Pedro da Silva, Cesar Gobbo, Dagoberto Boim, Dario Benedito Bevilacqua, Ildefonso Graciano Rodrigues, José Adriano, José Augusto Schramm Brasil, José Bizon, José Mayer Paine, José Miguel de Oliveira, José Pedro dos Santos, José Renato Ferreira, Laerte Vieira da Cunha, Martin Segú Girona, Raphael Emýdio Peretta, Sérgio Conrado, Severino Martins da Silva Filho e Walter Caldeira.

Na ocasião, a cerimônia de investidura dos novos cônegos foi presidida pelo Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer e contou com a presença dos bispos auxiliares Dom Devair Araújo da Fonseca e Dom Eduardo Vieira.

Logo no início, o arcebispo metropolitano explicou que, ao longo da história, o Cabido de São Paulo foi adquirindo funções diferentes, mas continua sendo “parte da dignidade da Catedral, igreja-mãe da Arquidiocese”. “Os cônegos formam o grupo de sacerdotes que de maneira especial tem a missão de ajudar a dar vida, a manter a Catedral como a ‘casa da mãe'”, acrescentou o Cardeal Scherer.

Nascido junto com a fundação da Diocese de São Paulo em 1745, o Cabido Metropolitano tem a função de zelar pela Catedral da Sé.

Conforme descrito no Código de Direito Canônico, “o cabido de cônegos, seja da catedral seja colegial, é o colégio de sacerdotes, ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso, compete ao cabido da catedral desempenhar funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas