Gaudium news > Cardeal Filoni recomenda Bispos de Malavi: “promover, dirigir e coordenar a atividade missionária nas dioceses”

Cardeal Filoni recomenda Bispos de Malavi: “promover, dirigir e coordenar a atividade missionária nas dioceses”

Karonga – Malavi (Terça-feira, 08-11-2016, Gaudium Press) Depois de presidir a consagração da Catedral de Karonga, no último sábado, o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, teve um encontro com os Bispos de Malavi, na sede do Episcopado.

O Purpurado iniciou suas palavras reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo país:

“Estou consciente dos desafios que seu amado país enfrenta neste momento: a crise alimentar causada pela penúria no norte e as inundações no sul, os desafios econômicos provocados por estes episódios e outros fatores; a pobreza consequente, sentida por muitos, e a falta de serviços sociais para a população. Porém, estou também a par do bom trabalho desempenhado pela Igreja nestes momentos de necessidade”.

Evangelii Gaudium – Decreto Ad Gentes

O Prefeito do Dicastério Missionário apontou a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” como sendo um “documento precioso, porque representa a visão do Papa Francisco para a Igreja nos próximos anos”. Ele, então, recordou aos bispos as próprias palavras do Pontífice ditas a eles quando da visita ad Limina Apostolorum que todos os Bispos do Malavi fizeram ao Santo Padre, em 2014.

O Cardeal Filoni, mencionou datas importantes que, de alguma forma influenciaram as missões e evangelização do Malavi: os 50 anos do aniversário do Decreto conciliar Ad Gentes sobre a atividade missionária da Igreja, -um “documento que ainda permanece válido hoje”, lembrou o Cardeal- e o Centenário da evangelização de Malavi, que foi comemorado em 2001:

“Hoje, recordamos com a gratidão no coração os anos abençoados desde a primeira evangelização”, afirmou o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Atualidade do Compromisso Missionário

Ao tratar da atualidade do compromisso missionário, o Cardeal ressaltou com ênfase:

“O Bispo, como líder e ponto central do apostolado diocesano, deve promover, dirigir e coordenar a atividade missionária, e encorajar todos os membros do Povo de Deus a participar da obra de evangelização”.

Não há dúvidas, continuou Dom Filoni, de que “o caminho da evangelização não é fácil”, e por isso prosseguiu com suas palavras convidando os Bispos a espelhar-se no exemplo dos Mártires Africanos, “que foram testemunhas da esperança e da misericórdia de Deus, inclusive diante da dor da tortura e da morte”.

Recomendações

A seguir, o Prefeito do Dicastério encarregado das Missões da Igreja fez algumas recomendações a todos os Bispos de Malavi.

Em primeiro lugar, exortou-os a procurar “modos criativos para integrar realidades locais, civis e sociais e unir os pontos de força das pessoas e grupos que compõem a Igreja, a fim de coordenar de modo eficaz a obra de evangelização, dever primário de sua Conferência Episcopal”.

Depois, pôs em destaque a necessidade da promoção das vocações ao sacerdócio, zelando por um atento discernimento e assegurando uma boa formação nos seminários.

Continuando, o Purpurado convidou os Bispos a “estarem próximos, com afeto paterno e fraterno, de todos os que o Senhor lhes confiou”, com atenção especial aos sacerdotes: “Apoiem aqueles que generosamente prestam serviço em sua Diocese com as orações, a retribuição e o respeito por sua justa autonomia. Eu ainda os encorajo a permanecer sempre presentes e disponíveis aos fiéis leigos, que são uma parte integrante no trabalho evangelizador em Malavi”.

Finalizando suas palavras, o Cardeal Filoni quis expressar seu apreço aos Bispos em nome do Papa Francisco e da Congregação para a Evangelização dos Povos, “pelo duro trabalho e a dedicação a serviço na nossa comum missão evangelizadora, por sua generosidade no trabalho pastoral e por sua irrepreensível comunhão com o Santo Padre”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas