Gaudium news > Especialistas se encontram em Valência para Simpósio sobre o Santo Cálice

Especialistas se encontram em Valência para Simpósio sobre o Santo Cálice

Valência – Espanha (Terça-feira, 08-11-2016, Gaudium Press) Como preparação para o encerramento dos dois grandes Jubileus de Valência -o da Misericórdia e do Santo Cálice- que ocorrerá no próximo dia 13 de novembro, a Arquidiocese espanhola acolhe de 08 a 10 de novembro o XVII Simpósio de Teologia Histórica organizado pela Faculdade de Teologia “São Vicente Ferrer”. O tema: “O Cálice da misericórdia. A redenção que nosso mundo necessita”.

De acordo com Santiago Pons, Secretário técnico do Simpósio, que foi entrevistado por AVAN, o evento “responde também a situação na qual nos encontramos, quer dizer, dentro do Ano Santo da Misericórdia, que convocou o Papa Francisco; e coincidindo também com o primeiro Ano Santo do Santo Cálice, pois queremos ter uma contribuição teológica sobre este tema. Por isso temos chamado também ‘O Cálice da misericórdia’, para que ao redor do Cálice e a Misericórdia, fazer uma reflexão teológica”.

Especialistas se encontram em Valência para Simpósio sobre o Santo Cálice.jpg

“Para essa reflexão teológica contamos com cinco palestras principais e três comunicados especiais. E depois também nos apresentaram 33 comunicados de diversos estudiosos sobre a temática”, acrescentou.

O Simpósio, que ocorre na sede da Faculdade de Teologia “São Vicente Ferrer”, foi inaugurado nesta terça-feira, 08 de novembro, pelo Padre Vicente Botella Cubells, OP, Decano-Presidente da Faculdade de Teologia.

A palestra inicial, que foi ministrada pelo Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, aborda o tema “O Cálice da misericórdia”. Na parte da tarde, após alguns comunicados, ocorre a segunda palestra com o tema “Da ceia do Senhor ao Sacramento da Eucaristia”, a cargo do professor Jaime Sanco Andreu, da Faculdade de Teologia São Vicente Ferrer.

Para a quarta-feira, 09, estão previstas as palestras “Este é o cálice de meu sangue… derramado por vós”, a cargo do professor José Vidal Taléns; e “Presença real de Cristo na Eucaristia. Transubstanciação e novas linguagens”, que oferecerá o Padre Vicente Botella. Se apresentarão também dois comunicados especiais: “O tema da redenção na arte, a literatura, a música e o cinema” do professor Juan Orellana Gutiérrez de Terán, do Departamento de cinema da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação da Conferência Episcopal Espanhola; e “O Sangue de Cristo na história da espiritualidade, a piedade popular e a teologia valenciana” de Dom José J. Brosel Gavilá, do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes. Ao culminar a jornada os participantes do Simpósio visitarão a capela do Santo Cálice.

Três serão os momentos que se viverão no dia 10 de novembro, último dia do Simpósio. Se começará com o comunicado especial “A Diplomacia do Santo Cálice” do professor Francisco Gimeno Blay em companhia de Vicente Pons Alós, ambos da Universidade de Valência. Posteriormente seguirá a Palestra “A Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja. História da fórmula e sugestões pastorais”, que oferecerá o professor Eloy Bueno de la Fuente, da Faculdade de Teologia do Norte de Espanha-Burgos.

O evento será encerrado pelo Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência e Grã Chanceler da Faculdade de Teologia “São Vicente Ferrer”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas