Gaudium news > Instituto de Filosofia São João Paulo II, no Rio, promove Semana de Filosofia

Instituto de Filosofia São João Paulo II, no Rio, promove Semana de Filosofia

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 09-11-2016, Gaudium Press) Realizado no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, a Semana de Filosofia promovida pelo Instituto de Filosofia São João Paulo II contou com a presença de 250 pessoas, desde sacerdotes, leigos, seminaristas e professores universitários.

Instituto de Filosofia São João Paulo II, no Rio, promove Semana de Filosofia.png

De acordo com o diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia, Padre Eduardo Henrique Braga, a base filosófica é um ponto de diálogo com o mundo, sendo muito importante para os seminaristas.

“Quando o nosso mundo se torna tão pragmático, a Igreja se volta à reflexão e à base da filosofia, que é a sabedoria humana. Se a razão é ordenada, ela estará de acordo com a sabedoria revelada, que brota da teologia e da sagrada escritura; fonte única, que é o próprio Deus. É a confiança na razão que nos leva a uma coisa fundamental hoje: a verdade”, disse o presbítero.

Além disso, o Padre Eduardo destacou a palestra do professor Carlos Frederico Silveira, que fez menção a Fé, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Para ele, a misericórdia foi abordada sob um olhar voltado às carências e necessidades do outro.

“O professor Carlos Frederico ressaltou que a misericórdia de Deus vem desde a criação. Ela está em nossa deficiência mais profunda; é justamente o não ser e o não existir. E vem para suprir essa deficiência do não ser, sendo sempre um olhar misericordioso”, completou.

Por sua vez, o Padre Edvaldo Francisco de Oliveira Junior, membro da equipe de formação, comentou a importância do tema para os seminaristas.

“O tema da misericórdia como atributo de Deus, dentro da filosofia, proporcionou uma semana rica. Toda semana é uma oportunidade de encontrarmos professores de outras academias e áreas, como por exemplo, do campo jurídico. Foi de uma riqueza muito grande essa troca, além, é claro, a interação entre alunos e professores, uma pausa muito rica para essa semana”, declarou o Padre Edvaldo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas