Gaudium news > Fachada da Catedral de Amiens era cheia de cores

Fachada da Catedral de Amiens era cheia de cores

Amiens – França (Quinta-feira, 10-11-2016, Gaudium Press) A Catedral de Notre Dame da cidade francesa de Amiens é um dos templos góticos mais famosos do mundo, reconhecido pela bela arquitetura e as ricas esculturas em pedra na sua fachada. No entanto, a beleza deste templo mostra hoje em dia apenas parte de seu esplendor original: as figuras da fachada na realidade estavam pintadas de vivas cores. Para mostrar sua real aparência, a Catedral foi sede de 15 a 18 de setembro de um espetáculo de luzes que projeta com precisão as cores sobre as figuras. “Amiens, la Cathédrale en Couleurs”, a exibição de luz e cor, se repetirá de 1º de dezembro a 1º de janeiro.

Fachada da Catedral de Amiens era cheia de cores.jpg

“Os portais esculpidos estavam pintados em cores brilhantes impactantes na Idade Média, mas a pedra perdeu sua cor com a passagem do tempo”, descreve a apresentação do evento. “O fugaz espetáculo caleidoscópico criado por Skertzo (empresa de espetáculos) nos dá uma visão única da arquitetura medieval através da nova tecnologia. O resultado é assombroso”.

O descobrimento ocorreu durante um programa de conservação na década de 1990, quando os técnicos descobriram traços de pintura na pedra da fachada ocidental. Se realizaram análises científicas e se pode estabelecer que se tratava das cores originais das imagens no momento de sua elaboração no século XIII. A fachada foi fotografada e se recortaram as imagens para criar transparências coloridas (nove no total), que se projetam a partir de cinco pontos em frente do templo. A aparência original desta fachada, cheia de colorido e esplendor pode ser vista durante a exibição de apenas 40 minutos de duração nos quatro dias da mostra.

A Catedral de Amiens foi construída entre o ano 1220 e 1270 e é a Catedral gótica completa mais alta da França, com 42 metros de altura. A Catedral conta com 126 pilares internos e se estima seu volume interno em 200 mil metros cúbicos, o que significaria o maior espaço interior das Catedrais medievais da Europa ocidental. Os dados sobre seu processo de edificação continuam sendo um mistério já que os registros se perderam em dois incêndios em 1218 e 1258.

O resultado pode ser visto no youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=z5GWDhAV-Aw. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas