Gaudium news > Definida a data para a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos

Definida a data para a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos

Brasília (Sexta-feira, 11-11-2016, Gaudium Press) Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada este ano em 20 de novembro, a Igreja do Brasil decidiu que comemorará também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos.

Definida a data para a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos.jpg

A data é celebrada no último domingo do ano litúrgico e marcará o encerramento do Ano Litúrgico, neste caso, o Ano “C”, conforme estabelecido pela Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), em 1991, com o intuito de recuperar a memória e a importância da Ação Católica para a Igreja e o laicato brasileiro.

Neste dia, os católicos brasileiros são convidados a aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos, bem como atender a convocação para o trabalho na messe do Senhor, construindo o Reino de paz e de justiça.

Além disso, como forma de auxiliar na comemoração, todos os anos, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) apresenta um subsídio com temas e sugestões de celebrações para esse dia, incluindo a Celebração da Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Em 2016, a temática do subsídio será inspirada no Documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, abordando a caminhada dos cristãos leigos, o cristão leigo como sujeito eclesial e a ação transformadora como cristãos leigos.

Entrevistado pelo site da CNBB, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto, destacou, baseado no documento 105, a importância de cada leigo na missão de evangelizar.

“Cristãos leigos são verdadeiros sujeitos eclesiais. O Documento 105 propõe que possamos entender e atuar como sujeito eclesial tanto na igreja como na sociedade. Muitos já estão assumindo seu compromisso na Igreja, vamos também assumir nossa identidade, vocação, espiritualidade e missão no mundo para que o Reino aconteça. Vamos ser igreja em saída junto com o Papa Francisco e os demais sujeitos eclesiais”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNLB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas