Gaudium news > Saltério pessoal de São Tomás Becket é encontrado em biblioteca na Inglaterra

Saltério pessoal de São Tomás Becket é encontrado em biblioteca na Inglaterra

Londres – Inglaterra (Segunda-feira, 14-11-2016, Gaudium Press) O Saltério pessoal de São Tomás Becket, Arcebispo de Canterbury, Inglaterra, martirizado no ano de 1170, foi identificado em uma biblioteca da Universidade de Cambridge, segundo informou o Dr. Christopher de Hamel, membro da Faculdade de História da mesma universidade. O meio informativo especializado ‘Fine Books Magazine’ relatou a forma na qual se encontrou a relíquia.

Saltério pessoal de São Tomás Becket é encontrado em biblioteca na Inglaterra.jpg

O Dr. de Hamel consultou a descrição do Livro dos Salmos do Santo no Hall da Sacristia da Catedral de Canterbury, o qual incluía uma descrição detalhada da relíquia. Esta descrição foi escrita no ano 1321, o que permitiu ao especialista deduzir que o texto foi conservado após o martírio do Arcebispo. Para seu assombro, as características do Saltério correspondiam com as de um texto visto na Biblioteca ‘Parker’ da Universidade de Cambridge.

Apesar da Capela dedicada a São Tomás Becket ter sido destruída, o Dr. Parker afirma que o Saltério foi resgatado e por algum motivo chegou à coleção da Universidade. De fato um vitral da Catedral de Canterbury representa ao Santo sustentando um livro similar ao Saltério, e o próprio livro conta com uma anotação escrita no século XVI que afirma que pertencia ao Arcebispo e a qual havia sido rejeitada pelos historiadores porque o Saltério não estava incluído em um inventário oficial de livros de propriedade do Santo Arcebispo.

Em favor da autenticidade do Saltério, o Dr. de Hamel recordou que nunca se havia estabelecido um vínculo entre o antigo Livro de Salmos e o texto descrito no Hall da Sacristia. A Biblioteca na qual se conserva a relíquia se encontra a mais de 100 milhas de distância da Catedral onde foi martirizado o Arcebispo por causa de sua férrea negativa às pretensões do rei Enrique II de eliminar a autonomia da Igreja local e sua dependência de Roma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas