Gaudium news > Universitários romanos peregrinam a Siena

Universitários romanos peregrinam a Siena

Siena – Itália (Quarta-feira, 16-11-2016, Gaudium Press) Animados pelos ensinamentos do Ano da Misericórdia, que será encerrado no próximo dia 20 de novembro, os jovens universitários de Roma peregrinaram à Siena no dia 12 de novembro. A romaria, que chegou à sua 14ª edição, se inspirou no testemunho de santidade e de misericórdia de Santa Catarina de Siena, co-padroeira da Europa e da Itália. Foi promovida pelo Departamento Diocesano para a Pastoral Universitária do Vicariato de Roma e levou por tema “Protagonistas da história”.

Universitários romanos peregrinam a Siena.jpg

Sobre o evento e a seleção deste tema, se referiu Dom Lorenzo Leuzzi, Bispo Auxiliar de Roma e diretor do Departamento para a Pastoral Universitária. “A escolha nasce da exortação que o Papa Francisco dirigiu durante a vigília da Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia. Esta peregrinação conclui idealmente também o caminho do Jubileu da Misericórdia de nossos universitários: agora é necessário que se traduzam em iniciativas culturais todos os frutos colhidos neste tempo de graça que temos vivido”.

Procedentes de todas as universidades da capital italiana, os estudantes se reuniram próximo da Catedral de Siena, onde foram recebidos por Dom Antonio Buoncristiani, Arcebispo da cidade.

Após a acolhida, os universitários participaram da reflexão oferecida pelo Padre Ricardo Lufrani, capelão da Universidade Maria Santíssima Assunta e da Missa que presidiu Dom Leuzzi.

Prévio à peregrinação, o Padre Lufrani comentou: “Na Europa de hoje, onde floresce a consciência da interconexão entre os povos e da salvaguarda da criação, os jovens encontram as condições ideais para atuar juntos como protagonistas da história, como Santa Catarina poderia fazer”.

Sobre a Santa, também disse: “a tantos universitários que estejam na peregrinação Santa Catarina (…) saberá obter as graças que lhes guiarão e lhes ajudem a ser verdadeiros protagonistas da história”.

Precisamente, um dos momentos mais significativos da peregrinação foi o itinerário artístico e de Fé que realizaram os universitários seguindo os passos de Catarina de Siena.

“Catarina de Siena nos oferece uma orientação breve, mas decisiva para descobrir a novidade do Evangelho da Misericórdia: ‘ser lavados no sangue de Cristo’. Alguns dirão que pode ser certo, mas é sempre uma afirmação de uma religiosa. É esta a surpresa: uma religiosa que foi protagonista da história. Condicionou os acontecimentos de seu tempo, não apenas na Igreja, mas na sociedade civil”, comentou Dom Leuzzi ao convocar a peregrinação.

A romaria concluiu com uma jornada de oração na Basílica de São Francisco, onde os jovens viveram um momento de meditação e de oração antes de retornar à Roma.

Esta iniciativa também serviu para concluir com a Semana de acolhida dos recém-matriculados, que iniciarão sua formação nas universidades romanas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas