Gaudium news > Realizado no Macapá (AP) Congresso de Animação Bíblico-Catequética

Realizado no Macapá (AP) Congresso de Animação Bíblico-Catequética

Macapá – Amapá (Quinta-feira, 17-11-2016, Gaudium Press) Entre os dias 12 e 15 de novembro, a Diocese de Macapá acolheu a quarta edição do Congresso de Animação Bíblico-Catequética, organizado pela Coordenação Bíblico-Catequética do regional Norte 2 da CNBB.

Inspirado pelo tema “Itinerário Catequético: À Luz da Palavra, da Eucaristia e da Missão na Amazônia”, o evento contou com a presença de catequistas vindos de dioceses e prelazias dos estados do Amapá e Pará.

Na abertura do Congresso, o bispo de Castanhal (PA), Dom Carlos Verzeletti, afirmou que a Iniciação à Vida Cristã (IVC) é um processo de conversão pessoal e pastoral e o mais importante não é somente proclamar, mas ser a Palavra de Deus.

Em seguida, bispo ressaltou a necessidade de os catequistas terem experiência com a comunidade. “Muitos catequistas trabalham sozinhos e isso não representa imagem de comunhão. São necessários grupos de irmãos que sejam Igreja e que tenham proposta de fé, pois, não há uma IVC sem uma comunidade viva que atraia as pessoas para Jesus”, disse.

Nos dias seguinte, o Congresso contou com as assessorias do Padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor nacional da CNBB, e do Padre Abimar Moraes, membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat).

Além disso, houve explanação de experiências concretas da IVC nas realidades das dioceses e prelazias, palestras e celebrações.

“Concluímos o Congresso sentindo os catequistas motivados por tudo o que viram, ouviram, sentiram e aprenderam. Retornam às suas dioceses e prelazias com o desejo de levar o conhecimento e as experiências partilhadas, tendo consciência de que é possível atingir, com unidade e paciência, as outras pastorais neste trabalho de evangelização”, declarou a coordenação do encontro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas