Gaudium news > Crianças e adolescentes terão “advento dos pastorezinhos” em dioceses de Portugal

Crianças e adolescentes terão “advento dos pastorezinhos” em dioceses de Portugal

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 17-11-2016, Gaudium Press) Várias dioceses de Portugal, inclusive a de Leiria-Fátima, através de seus secretariados de catequese preparam-se para lançar duas propostas de preparação para o Natal. Uma destinada à infância e outra aos adolescentes das dioceses envolvidas neste projeto: todos são convidados a construir o presépio.

Crianças e adolescentes terão ?advento dos pastorezinhos? em dioceses de Portugal.jpg

Já existe o tema comum para as duas campanhas: ‘Advento dos Pastorezinhos’.

O objetivo para o qual este projeto aponta é para que ao “ritmo da liturgia” seja acolhida também neste ano do centenário das ‘aparições angélicas’, a “mensagem do Anjo nas aparições aos Pastorezinhos de Fátima” seja relembrada e difundida, enquanto se constrói progressivamente o Presépio ao longo do advento.

Campanha para a infância

Na campanha para a infância, além de difundir o conhecimento e a viver a mensagem do Anjo de Portugal, a sugestão oferecida é para que a construção progressiva do presépio seja realizada em família e em comunidade.

Para cada semana Advento foi elaborado um esquema para os encontros que tem seu início com uma citação do Evangelho de Domingo, uma breve reflexão das Memórias da Irmã Lúcia com ama intenção que “conduz à vivência das aparições do Anjo” e um desafio que se vai “expressar em atitudes de vida e na construção do presépio”.

A Campanha para os adolescentes

Na caminhada do advento apresentada aos adolescentes será apresentado apresenta um esquema de oração/adoração para “ser vivido em grupo, preferencialmente numa igreja, junto ao sacrário”, nas quatro semanas do novo tempo litúrgico, que começa no dia 27 de novembro.

Objetivos comuns “atitudes de oração, adoração e oferecimento da vida a Deus”

Os quatro objetivos das duas caminhadas são comuns e pretende-se, por exemplo, que as crianças vivam o Advento ao ritmo da liturgia dominical e iluminados pelas aparições do Anjo aos Pastorezinhos. Que seja aprofundado esse conhecimento e assumidas “atitudes de oração, adoração e oferecimento da vida a Deus”

Crianças e adolescentes terão ?advento dos pastorezinhos? em dioceses de Portugal.jpgUma vez que são crianças e adolescentes que estão envolvidos nas ‘Dinâmicas de Advento’, a família não poderia estar ausente. Por isso, são apresentadas também propostas para momentos de oração para serem vividos em família, Por exemplo, para a vivência da Solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, e ainda uma proposta de oração para viver em família na noite de Natal, a 24 de dezembro.

Material e informações

Tanto o material a ser utilizado quanto informações a respeito das “Dinâmicas do Advento” estão disponíveis, online, no site do Secretariado Diocesano da Catequese de Leira-Fátima e podem ser adaptados para situações concretas a fim de facilitar sua realização pelas paróquias ou grupos formados. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press e informações site do Secretariado Diocesano da Catequese de Leira-Fátima)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas